Exposição e lançamento marcam a última semana do calendário do Memorial do TJDFT

por AJ — publicado 2014-11-24T09:35:00-03:00

Memorial Diego Lopes livroMemorial Exposição LucianaA última semana da exposição de fotografias "Brasília Poética" e o lançamento do livro "A 'Quarta Besta'de Daniel: representação do Governo de Alexandre, O Grande" marcam o fim do calendário institucional de 2014 de exposições e lançamentos no Memorial do TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. A exposição de fotografias iniciada no último dia 17/11 prossegue até a sexta-feira, 28/11. O lançamento do livro acontece em 26/11, das 16h30 às 18h30.

Para compor o calendário institucional deste ano foram selecionados 16 eventos, inscritos por meio de edital. O processo de seleção das exposições, mostras temporárias e lançamentos de livros no Memorial do TJDFT foram selecionados por comissão constituída pela Portaria GPVP 22/2014. A escolha dos trabalhos foi homologada pela Primeira Vice-Presidente, desembargadora Carmelita Brasil, responsável pelo Memorial. Dentre os 16 eventos, cinco foram lançamentos de livros e 11 foram exposições de quadros e fotografia, perfazendo um total de 15 eventos realizados, que movimentaram o espaço que se consolida e agrega valor ao TJDFT, levando o público a visitar e conhecer um pouco mais da Justiça da Capital. Apenas uma das selecionadas pediu cancelamento.

Vale a pena conferir os eventos desta semana. A exposição de fotografias " Brasília Poética" revela a paisagem poética dos espaços da cidade de Brasília, através dos olhos (ao mesmo tempo) do fotógrafo e do poeta que, ao final, tornam-se um só. A mostra tem como base trabalho final de pós-graduação em artes visuais da arquiteta e fotógrafa Luciana Jobim Navarro. Luciana faz uma leitura da cidade a partir de memórias pessoais de escritores da Capital, retratando como o indivíduo lida com as mudanças urbanas e sociais, se identifica e se encontra dentro da sociedade. Luciana Jobim Navarro é graduada em arquitetura e urbanismo pelo UniCeub, especialista em artes visuais, SENAC-DF, mestranda em "Teoria e História do Urbanismo", pela UNB. Possui pesquisa voltada para a fotografia de cidades e artes visuais como forma de intervenção urbana e atua como arquiteta, urbanista, fotógrafa e professora universitária.

O Livro "A 'Quarta Besta' de Daniel:representação do Governo de Alexandre, O Grande" é de autoria de Diego Lopes da Silva. A obra trata de uma possível apropriação cultural  judaica de mitos, ideias e imagens orientais, tendo como base o texto de Dn 7. Retrata o arcabouço imagético das bestas, focando especialmente no quarto animal, que o texto descreve como sendo "terrível". A partir desse foco, o autor traça um paralelo com a suposta viagem de Alexandre, O Grande para a Índia, estória narrada na carta falsamente atribuída a Aristóteles. O autor é mestre em história social pela UnB e realiza pesquisas no âmbito das religiões, focando os aspectos histográficos, geográficos, culturais e teológicos dos povos antigos.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, no Fórum de Brasília e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.  Mais informações podem ser obtidas no Serami, por meio dos telefones (61) 3103-5863, 3103-5893 e 3103-5894, pelo endereço eletrônico memoria@tjdft.jus.br ou por meio da página do Centro de Memória Digital.