Juiz do TJDFT lança livro sobre papel do Direito Urbanístico na violência urbana nesta quinta-feira

por ACS — publicado 2014-11-20T08:30:00-03:00

Livro Violência x Cidade - Juiz CarmonaO juiz do TJDFT, Paulo Carmona, titular da Vara Criminal e do Tribunal do Júri do Riacho Fundo, lança nesta quinta-feira, 20/11, às 19h, o livro "Violência x Cidade - O Papel do Direito Urbanístico na Violência Urbana". O evento será realizado na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – FESMPDFT, localizada na SCRS, quadra 502, bloco A, loja 55, Asa Sul, Brasília – DF. O livro faz parte da coleção Direito, Transdisciplinaridade & Pesquisas Sociojurídicas.

A publicação, fruto de tese de doutorado em Direito Urbanístico na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, tem por objeto analisar o papel do Direito urbanístico na violência urbana e na criminalidade, de modo a demonstrar que as políticas de segurança pública não podem prescindir de intervenções no meio ambiente urbano.

Os estudos foram embasados em autores estrangeiros e pátrios de autoridade incontestável, de áreas diversas, com destaque para a cientista política alemã Hannah Arendt; o engenheiro civil e urbanista Hermes Ferraz; o sociólogo colombiano Hugo Acero; o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl e a urbanista americana Jane Jacobs. Além disso, foram apontados dados estatísticos de organismos internacionais e nacionais de respeitabilidade, com o fito de alicerçar sólida argumentação sobre a violência nas cidades.

O juiz Paulo Carmona é mestre e doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP e professor de Direito Administrativo e Urbanístico dos cursos de pós-graduação da FESMPDFT e da graduação, especialização e mestrado do Centro Universitário de Brasília – Uniceub. Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa em Direito Público e Política Urbana – GPDPPU – Uniceub e membro e atual coordenador do Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico –IBDU, bem como membro do Conselho Deliberativo da Funpresp-JUD.

Com informações editora Marcial Pons