Juíza do TJDFT palestra sobre mediação comunitária em evento internacional no RJ

por VS — publicado 2014-11-28T16:10:00-03:00

Palestra sobre mediação comunitáriaA juíza do Juizado Especial Criminal de Taguatinga, Glaucia Falsarella Pereira Foley, uma das coordenadoras do Programa Justiça Comunitária,  participou  do congresso Global Mediation Rio e palestrou para o grupo de trabalho V - Mediação Comunitária. O evento internacional aconteceu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - TJRJ. O 2º vice-presidente do TJDFT, Waldir Leôncio, esteve presente.

O evento aconteceu de 24 a 28 de novembro e teve como missão propiciar o debate intercultural e transdisciplinar sobre outras metodologias na resolução de conflitos e uma reflexão crítico-construtiva do acesso à justiça e fortalecimento da cidadania. Assim como discutir os mecanismos de resolução de conflitos e fortalecer o sentimento de pertencimento e de identidade constitucional.

O Programa Justiça Comunitária, criado no ano 2000 e vencedor do prêmio Innovare em 2005, visa democratizar o acesso à Justiça e restituir ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa, autônoma e pacífica.

O programa atua por meio de três pilares:  educação para os direitos, em que a comunidade reflete sobre seus direitos e produz materiais que democratizam o acesso à informação;  mediação comunitária, em que a comunidade atua sobre seus problemas e os soluciona por meio de técnicas pacíficas e dialógicas; e animação de redes sociais, em que a comunidade se mobiliza e cria redes solidárias que busquem atender suas necessidades coletivas.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.