Juízes do TJDFT participam de encontro de magistrados da infância e juventude em Porto Alegre

por SECOM/VIJ — publicado 2014-11-10T12:10:00-03:00

O juiz Renato Rodovalho Scussel, titular da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), e a juíza Lavínia Tupy Vieira Fonseca, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMSE), participaram, de 5 a 7/11, em Porto Alegre-RS, do VI Encontro Nacional dos Magistrados da Infância e da Juventude e do XVI Encontro do Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv).

O evento debateu temas como adoção internacional, escuta protegida de crianças e adolescentes, aspectos práticos da Lei 12.010/2009 e a convivência familiar e comunitária, temas controvertidos da execução de medidas socioeducativas, entre outros. O destaque ficou por conta da Conferência Internacional Justiça Juvenil Restaurativa no Canadá, ministrada pelo especialista Jean Jacques Beauchamp.

O juiz Renato Rodovalho Scussel, também presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), fez parte da mesa de abertura do encontro e mediou o painel “Lei 12.010/2009 e a Convivência Familiar e Comunitária – Aspectos Práticos”, que aconteceu na quinta-feira pela manhã.

Paralelo ao evento, houve a comemoração pelos 10 anos de existência do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura (Ajuris) e atividade de intercâmbio em colaboração com o Governo do Canadá.

O encontro foi uma realização conjunta da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Ajuris, Abraminj e Fonajuv. O evento contou ainda com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Governo do Canadá.