Juízes e psicólogas do TJDFT palestram para mais de 200 alunos sobre Lei Maria da Penha

por GMS — publicado 2014-11-12T17:30:00-03:00

maria da penha vai a escola ceilandiaNesta quarta-feira, 12/11, os juízes coordenadores do Centro Judiciário da Mulher – CJM, Ben-Hur Viza e Carlos Bismarck, e as servidoras do Serviço de Atendimento a Famílias em Situação de Violência – SERAV Ana Paula e Mariana Juras levaram informações a mais de 200 alunos sobre a Lei Maria da Penha. O objetivo da palestra, realizada na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, é mostrar que a violência contra a mulher é um problema presente na sociedade e todos podem ajudar a combatê-lo. 

Os estudantes puderam assistir, no período da manhã e da tarde, um vídeo sobre a Lei Maria da Penha em cordel, que mostra de forma simples e criativa quais são os direitos da mulher, os cinco tipos de violência – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e os juizados aos quais a vítima pode recorrer, entre outras informações. Em seguida, os palestrantes explicaram quem foi Maria da Penha e aprofundaram os conteúdos abordados no vídeo, destacando que a lei atende desde crianças a pessoas da terceira idade. 

Também ressaltaram a importância da denúncia que, no caso das escolas, pode ser feita com o auxílio dos professores ou dos próprios colegas. Além disso, os alunos foram informados sobre o que é abuso, onde procurar ajuda no caso de violência doméstica e familiar, medidas protetivas, importância das provas e descrição dos fatos para que a atuação do juiz seja mais rápida. Ao final, foi aberto um espaço para dúvidas e questionamentos dos participantes, entre eles docentes. 

A coordenadora pedagógica Sueny Schetino agradeceu a presença dos profissionais que “falam com propriedade sobre a violência contra a mulher”. O evento faz parte das atividades desenvolvidas pela Escola Parque Anísio Teixeira dentro do projeto One Billion Rising Brasil – Um bilhão que se ergue, com intuito de chamar atenção para um dos problemas mais sérios da sociedade. O TJDFT está entre os apoiadores da iniciativa.