Mapa da Violência contra o Idoso no DF será apresentado em seminário, na quinta-feira, 20/11

por SB — publicado 2014-11-17T17:15:00-03:00

Seminário Idoso 2014A Central Judicial do Idoso apresentará os dados atualizados do Mapa da Violência contra o Idoso no Distrito Federal, durante o seminário Políticas Públicas de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento será realizado na tarde da próxima quinta-feria, 20/11, no auditório do edifício sede do Ministério Público do DF. O seminário é aberto a servidores do TJDFT, MPDFT, Defensoria Pública do DF e da União, integrantes da rede de atendimento ao idoso no DF, delegacias de polícia, disque 100, e demais pessoas e instituições ligadas à temática da pessoa idosa. As inscrições serão feitas no local.

A programação do seminário, que tem início às 13h30 e encerramento previsto para as 17h, inclui duas palestras, uma dinâmica de grupo e um período de debates. Após a apresentação do Mapa pela Central do Idoso, o psicodramatista Daniel Seidel conduzirá a dinâmica "Sentir-se Idoso" e, em seguida, a defensora pública Paula Regina Ribeiro proferirá a palestra Políticas Públicas de Combate à Violência contra o Idoso no Brasil. Será ainda apresentada moção em prol da criação de uma delegacia do idoso no DF.

A Central Judicial do Idoso é uma proposta pioneira no Judiciário nacional, fruto de um convênio entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, o Ministério Público do DF e a Defensoria Pública do DF. No âmbito do TJDFT, a Central faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - Nupecon que integra a 2ª Vice-Presidência do TJDFT, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior. A CJI é coordenada pelas juízas Gabriela Jardon e Monize Marques, do TJDFT, pela promotora Sandra Julião e pela defensora Elisângela Miranda.

A Central é um serviço interdisciplinar destinado à pessoa idosa do DF, que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes.

Clique aqui e veja a programação completa do Seminário.