Memorial TJDFT recebe de 17 a 28 a exposição fotográfica "Brasília Poética"

por AJ — publicado 2014-11-10T19:35:00-03:00

Memorial Exposição LucianaO Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebe de 17 a  28/11 a exposição de fotografias intitulada "Brasília Poética", da fotógrafa e arquiteta Luciana Jobim Navarro. A exposição traça um panorama de Brasília, seus personagens, seus espaços físicos e sua interação com esses espaços por meio de fotografias autorais vinculados a poemas da cidade.

A mostra revela, assim, a paisagem poética dos espaços da cidade de Brasília, através dos olhos (ao mesmo tempo) do fotógrafo e do poeta, que, ao final, tornam-se um só. A abertura acontece às 17h, do dia 17/11. O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, no Fórum de Brasília e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. 

A mostra tem como base trabalho final de pós-graduação em Artes Visuais. Por meio dessa leitura da cidade, recontada e sentida a partir de memórias pessoais, o passado e o presente se misturam, a fotógrafa retrata como o indivíduo lida com as mudanças urbanas e sociais, se identifica e se encontra dentro da sociedade. A exposição revela como essas relações ocorrem. Na beleza da imagem capturada e contada poeticamente dá-se continuidade aos diálogos e a formação da identidade do indivíduo no espaço onde ele interage com os outros sujeitos sociais.

Luciana Jobim Navarro graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo UniCeub, especialista em Artes Visuais, SENAC-DF, mestranda em Teoria e História do Urbanismo, pela UNB. Possui pesquisa voltada para a fotografia de cidades e artes visuais como forma de intervenção urbana. Atua como arquiteta, urbanista, fotógrafa e professora universitária. Ministra oficinas e workshops de fotografia em parceria com a fotógrafa Mila Barbosa, com foco principal no retrato da sociedade e no ambiente urbano e suas interrelações.

O Espaço Desembargadora Lila Pimenta foi inaugurado em 2010 e, desde 2013, recebe exposições individuais e coletivas, além de lançamentos de obras literárias. Também recebe visitas agendadas e livres. O Memorial integra o roteiro cívico da capital e tem atraído cada vez mais visitantes de todo o País.