Migração chega ao fim! Novo ambiente e domínio agregam novos recursos

SETI agradece aos servidores e magistrados pelo sucesso da ação
por ACS — publicado 2014-11-10T18:10:00-03:00

Tabela fim da migraçãoA Migração chegou ao fim! É nesse sentido que, com grande satisfação, a SETI comunica que desde hoje, segunda-feira, dia 10/11/2014, o tribunal está trabalhando no novo domínio de autenticação – AD e no novo ambiente de Correio Eletrônico. Fazem parte do “AD” importantes serviços que permitem aos usuários logar na rede e obter acesso aos recursos corporativos e sistemas. A versão utilizada no domínio antigo havia sido descontinuada pelo fabricante, em abril de 2014, o que representava riscos de paralisação de todos os serviços de TI e brechas de segurança no ambiente como um todo.

A complexidade da solução e o grande número de elementos a serem migrados entre contas de usuários, estações de trabalho, computadores servidores, caixas postais, diversas aplicações corporativas, constituíam um grande desafio para os técnicos da SETI, agravado ainda pelo fato de que a migração não podia ocorrer no horário do expediente, quando os equipamentos, serviços e sistemas estavam em uso.

Diante da criticidade, a SETI reuniu esforços para concretizar a migração exclusivamente com os recursos da casa. Sua equipe técnica efetuou os trabalhos mais críticos de migração em 12 finais de semana consecutivos, o que representou economia para o tribunal, caso o serviço fosse contratado externamente. O gráfico abaixo, retrata os números da migração. O fim da migração e a desativação do domínio antigo de imediato possibilitará maior estabilidade no acesso aos recursos de rede, uma vez que não ocorrerão mais problemas de sincronização de versões, que acarretam perdas de acessos e instabilidades constantes.

Também foram descontinuados serviços obsoletos que consumiam recursos e demandavam suporte constante das equipes técnicas. Além disso, será possível evoluir com diversas ferramentas e aplicações modernas, que eram inviabilizadas devido à defasagem do ambiente, bem como reforçar a segurança da infraestrutura de TI devido a novas políticas exigidas pelo novo domínio. Adicionalmente, foi implementada a alta disponibilidade em serviços críticos, como o serviço de distribuição de endereços IP (Protocolo usado para comunicação) para estações de trabalho, notebooks e dispositivos móveis. Por fim, a SETI agradece o apoio recebido de diversos setores, entre os quais as Diretorias dos Fóruns, Serviços Prediais, Segurança, Transporte, que acompanharam os trabalhos nos finais de semana, bem como à Alta Administração que participou de todas as etapas dando o aval e o apoio necessários.

A SETI agradece especialmente a todos os magistrados e servidores do TJDFT que, com certeza, foram afetados em algum momento pelo processo e o abrilhantaram com a compreensão necessária para o alcance do objetivo final.