Novos juízes do TJDFT assistem à palestra de Ministro do STJ em curso de formação

por VS — publicado 2014-11-21T14:15:00-03:00

palestra curso de formaçãoOs novos juízes do TJDFT, aprovados no XL Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, assistiram nesta sexta-feira, 21/11, a uma palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, sobre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Também esteve presente o desembargador George Lopes Leite que fez uma introdução aos novos magistrados. A palestra faz parte do Curso de Formação Inicial – Carreira da Magistratura do TJDFT.

Os aprovados no concurso foram empossados no cargo de juiz no dia 30/10. E o curso de formação dos novos juízes teve início no dia 31/10/2014 e termina no dia 13/03/2015. Participam do curso sete juízes, três homens e quatro mulheres, com idades entre 26 e 39 anos. Do total, três já integravam o quadro de servidores do TJDFT.

O curso faz parte do Programa de Iniciação à Carreira da Magistratura da Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro e caracteriza-se, principalmente, por articular a teoria às atividades diárias da magistratura. A ideia é contribuir e preparar para o trabalho no TJDFT e conscientizar os novos juízes de direito substitutos sobre a importância do papel que ocupam. Na programação do curso, entre outras atividades, estão previstas simulação de audiências e visitas à Papuda, ao Presídio Feminino, à Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE e ao Instituto de Criminalística.

O edital do concurso foi publicado no dia 14 de outubro de 2013, o concurso foi realizado pelo CESPE e o resultado do certame foi divulgado no dia 17 de julho de 2014. Foram disponibilizadas 92 vagas com remuneração de R$ 22.854,46.