Presidente do TJDFT abre encontro dos Juizados Especiais sobre reflexos do PJe

por TT — publicado 2014-11-21T16:55:00-03:00

encontro dos Juizados EspeciaisO Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, abriu nesta sexta-feira, 21/11, o “I Encontro dos Juizados Especiais do Distrito Federal”. O objetivo do evento, que segue nesta tarde, é identificar as funcionalidades, benefícios, bem como debater os impactos do Processo Judicial eletrônico - PJe nos Juizados Especiais do TJDFT.

Na ocasião, o Presidente do TJDFT enfatizou a importância do PJe e mostrou que sua preocupação em “visualizar o futuro da Justiça, tomando como base os recursos tecnológicos” já é antiga, uma vez que, ainda em 2001, implantou em uma vara um sistema de digitalização de processos, um pequeno protótipo do que viria a ser o PJe. Além disso, destacou o entusiasmo presente na Casa com a implementação do novo sistema, bem como o trabalho que está sendo realizado pelo TJDFT para digitalizar os arquivos do Tribunal. “Não vão existir caixas no DF daqui a alguns anos”, afirmou.

O diretor-geral da Escola de Administração Judiciária, desembargador George Lopes Leite, destacou a liderança entusiasta da atual gestão do Tribunal na área de Tecnologia da Informação. Segundo o diretor-geral, o PJe é o resultado da necessidade de uma Justiça cada vez mais célere, inovadora e intransigente na busca da satisfação das necessidades da sociedade. Ao falar sobre a relação do homem com a tecnologia, enfatizou que o juiz jamais será substituído pelas máquinas, “nada substitui a sensibilidade humana”, disse.

Os participantes do encontro contaram ainda com a palestra “Mudanças: Como Enfrentá-las” com Eugênio Mussak. Durante a apresentação, o palestrante falou sobre a mudança como uma grande característica do nosso tempo e sobre sua ambiguidade, pois ao mesmo tempo em que a queremos, resistimos a ela. Segundo Mussak, não se muda padrão de comportamento, mas sim de pensamento. O palestrante elencou três motivos pelos quais resistimos à mudança (o instinto de preservar energia, o hábito e o medo), bem como os fatores que devem estar presentes para se instalar uma mudança: coragem, pois as pessoas reagem às mudanças; persistência, uma vez que uma mudança não se instala de uma hora para outra; e relevância, qualidade da proposta, que deve ser justa, verdadeira, útil, necessária, pois ninguém quer mudar para pior.

A abertura do encontro contou ainda com a presença do Corregedor da Justiça do DF, desembargador Romeu Gonzaga, e do presidente do Comitê Gestor do PJe, desembargador Flávio Rostirola. Nesta tarde, dando continuidade à programação do evento, serão abordados temas como “Histórico do PJe e seus Objetivos”;  “Celeridade e Eficiência nos Juizados Especiais de PE”; e “Implantação do PJe no TJDFT”.

Entre os palestrantes estão o juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça - STJ, Marivaldo Dantas de Araújo; o juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE, Sérgio Vieira Lopes; e o secretário da Secretaria Especial do Processo Judicial Eletrônico do TJDFT, Declieux Dias Dantas.

O evento está sendo realizado no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do Bloco A, do Fórum de Brasília.

Clique aqui e confira a programação.

PJe

O Processo Judicial eletrônico do TJDFT começou a ser implantado em julho deste ano, nos juizados especiais cíveis localizados no Fórum Júlio Leal Fagundes. A implantação pode ser acompanhada na página do PJe, acessada a partir da página inicial do site do TJDFT (www.tjdft.jus.br). A previsão é que, até 2017, todas as varas do DF já estejam operando com o novo sistema.