Processos da área de família são incluídos na 9ª Semana Nacional de Conciliação do TJDFT

por AF — publicado 2014-11-27T18:25:00-03:00

9ª Semana Nacional de Conciliação do TJDFTAté essa quarta, 26/11, o TJDFT atingiu R$1.868.577,41 em acordos fechados na 9ª Semana Nacional de Conciliação. Ao todo foram atendidas 1.152 pessoas, realizadas 413 audiências e extintos 167 processos, sendo 161 da área cível e 6 da área criminal. A grande novidade desta edição é que as conciliações contemplam pela primeira vez no Distrito Federal processos da área de família, oriundos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Família – CEJUSC/FAM.

Este ano, O TJDFT identificou cerca de 1.500 ações aptas à negociação. Além das causas cíveis, envolvendo questões como cobranças, seguro DPVAT, execuções, etc, foram selecionados processos da área criminal, cujos crimes são de menor potencial ofensivo, e da área de família.  A equipe de trabalho conta com a participação de 229 pessoas, sendo 39 magistrados, 143 conciliadores e 47 colaboradores. 

Pela primeira vez participando da Semana de Conciliação, o CEJUSC/FAM atingiu índices recordes de acordos. Foram selecionados 81 processos relativos a alimentos, incluindo pedido, oferta, revisional e exoneração. Porém, durante as audiências, em alguns casos as negociações avançaram para outras questões, como visitações, divórcio e guarda dos filhos. Nos três dias de trabalho, 40 audiências foram realizadas, com duração de cerca de 2h cada, 95 pessoas atendidas e 25 acordos fechados, o que representa média de quase 70% de êxito nas conciliações realizadas.  

A 9ª Semana Nacional de Conciliação começou na segunda-feira, 24/11, e termina nesta sexta-feira, 28/11. O evento acontece simultaneamente em todos os Tribunais do país, com o slogan: “Bom Pra Todos, Melhor Pra Você”. O evento integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

O TJDFT possui um Núcleo, o NUPEMEC, com cinco Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania: de Brasília - CEJUSC/BSB; de Família de Brasília - CEJUSC-FAM/BSB; dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC-JEC/BSB; de Taguatinga – CEJUSC/TAG; e de Planaltina - CEJUSC/PLAN, esse último recentemente criado. Todos esses setores são vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Conciliar é bom para todos, melhor para você!