Professor da Universidade da Califórnia visita TJDFT e palestra sobre resolução de conflitos no mundo

por MLC — publicado 2014-11-10T18:25:00-03:00

visita professor da californiaA 1ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargadora Carmelita Brasil, recebeu na tarde desta segunda-feira, 10/11, o professor de Direito e doutor em Economia, Andrew Guzman. Antes, acompanhado pela juíza Luciana Sorrentino, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB, e pelo coordenador administrativo do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, Alexandre Neves, Guzman conheceu os dois setores e presenciou o trabalho de conciliação que estava sendo realizado.

Durante a conversa, a desembargadora explicou como funciona o trabalho de conciliação e mediação no Tribunal. O professor aproveitou o encontro para tirar algumas dúvidas sobre os procedimentos adotados pelo Tribunal.

O professor veio ministrar no TJDFT palestra sobre “A Importância dos Meios Eficazes de Resolução de Conflitos no Mundo Contemporâneo – Direito Comparado”, organizada pela Escola de Administração Judiciária. O evento foi realizado no auditório Ministro Sepúlveda Pertence do Fórum de Brasília com o objetivo de discutir a relevância dos métodos alternativos de resolução de conflitos para a melhor prestação jurisdicional, a partir da análise comparada com os EUA.

O palestrante é professor de direito e diretor do Programa de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia em Berkeley, (EUA), bem como doutor em economia pela Universidade de Harvard e membro do Conselho Acadêmico do Institute for Transnational Arbitration.

Conciliação no TJDFT

O TJDFT possui um Núcleo, o NUPEMEC, com cinco Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB; de Família de Brasília - CEJUSC-FAM/BSB; dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC-JEC/BSB; de Taguatinga – CEJUSC/TAG; e de Planaltina - CEJUSC/PLAN, esse último recentemente criado. Todos esses setores são vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito do TJDFT.

Em 2014, o Tribunal participa mais uma vez da 9ª Semana Nacional de Conciliação. O TJDFT antecipou os trabalho e deu inicio ao movimento nesta  segunda-feira, 10/11, e vai até o dia 28/11. A Semana Nacional de Conciliação será realizada simultaneamente em todos os tribunais do país, no período de 24 a 28/11, com o slogan “Bom Pra Todos, Melhor Pra Você”. O evento integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ.