Programa Cidadania e Justiça na Escola atendeu 5.794 alunos em 2014

por VS — publicado 2014-11-20T14:15:00-03:00

O Programa Cidadania e Justiça na Escola, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e adotado em parceria pelo TJDFT, Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS/DF e Secretaria de Estado de Educação, visitou 78 escolas públicas do Distrito Federal em 2014, ensinando noções de Direito a 5.794 alunos.

Os magistrados voluntários que colaboram com o programa visitaram escolas do Plano Piloto e também de diversas cidades satélites como: Núcleo Bandeirante, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria e Samambaia.

Para as atividades, os alunos receberam cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que são debatidas com os magistrados em palestras proferidas na escola.

O programa foi adotado em 2001, quando foi assinado um convênio para a execução do projeto no Distrito Federal, sendo, oficialmente, lançado em Ceilândia, cidade escolhida como experiência piloto, no dia 18 de abril de 2001.

Solenidade de encerramento

No dia 3/12, a AMAGIS-DF realiza a solenidade de encerramento anual do programa no auditório Ministro Sepúlveda Pertence, no térreo do bloco A, no Fórum Milton Sebastião Barbosa. Na solenidade, haverá a apresentação da banda do Colégio Militar. Outra atração do evento é o concurso de Talentos chamado Talmirim, que entregará prêmios aos alunos e às escolas que participaram das atividades do programa. O concurso é uma oportunidade para que os alunos possam expressar, de diversas formas, os conhecimentos adquiridos pelo programa. O concurso inclui as modalidades de redação, música, arte, dança, teatro e literatura.