Projeto Fênix segue capacitando catadores de materiais reciclados

por ACS — publicado 2014-11-13T07:00:00-03:00

Projeto FênixTeve início no último sábado, dia 8/11, a capacitação para a 5ª Turma de Catadores de Materiais Recicláveis do Projeto Fênix, que tem por objetivo capacitar os catadores no exercício de seus direitos, no uso das redes sociais que podem lhe prestar assistência, e na forma de resolver os conflitos que surjam em seu ambiente de trabalho e na sua comunidade, por meio da mediação.

Neste curso, estão sendo capacitados os catadores que se inscreveram durante o curso ministrado em outubro para os 2070 Agentes de Cidadania Ambiental. Em animação de redes, os participantes discutem sobre como realizar ações em parceria com a rede de serviços existentes no DF e também são estimulados a unirem-se na busca de soluções para seus problemas. 

Até o momento, o Projeto Fênix já concluiu a capacitação de 97 catadores de material reciclável.

Projeto Fênix – Justiça Comunitária

O Projeto Fênix é fruto de uma parceria realizada entre o Programa Justiça Comunitária e a Coordenação de Gestão Socioambiental do TJDFT, com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) do Governo do Distrito Federal (GDF), o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), a Universidade de Brasília, e a Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (CENTCOOP).

O projeto visa fortalecer o protagonismo dos catadores na busca de soluções para seus próprios problemas, a partir do conhecimento de seus direitos sociais, como trabalhadores, além dos direitos previdenciários e civis. O projeto ainda busca a reflexão sobre as possibilidades de resolver os próprios conflitos sem o uso da violência, privilegiando o diálogo, na mediação.