Tribunal do Ceará conhece modelo de gestão por competências do TJDFT

por ACS — publicado 2014-11-25T10:55:00-03:00

Visita TRF-CE ao TJDFTO TJDFT, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas – SUGIP/SERH, recebe nesta terça-feira, dia 25 de novembro, a visita de servidores do Tribunal Regional Eleitoral-TRE-CE e do Tribunal Regional Federal 1º Região-TRF1, para compartilhar a experiência na implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, no TJDFT.

O interesse pelo trabalho da área de Gestão de Pessoas do TJDFT decorre do cumprimento e superação, deste órgão, da meta especifica (Justiça Estadual) “Mapear, pelo menos, 60% das competências dos tribunais, até 31/12/2014, para subsidiar a implantação da gestão por competências”. A superação da meta refere-se ao fato de que, além do mapeamento das competências, o TJDFT integrou-as à gestão de desempenho da Casa, com o recente lançamento do Programa de Avaliação por Competências – PGDCOMP.

A gestão por competências no TJDFT atende ao Plano Estratégico 2010/2016, na perspectiva “Aprendizado e Crescimento”, objetivo 8: “Implantar política de gestão por competência alinhada à estratégia”. Ademais, está em conformidade com os Macrodesafios do Poder Judiciário para 2015-2020, na perspectiva “Recursos”, “Melhoria da Gestão de Pessoas”.

A gestão de pessoas por competências vem sendo desenvolvida neste Tribunal desde 2009. Este modelo busca estabelecer um processo permanente de desenvolvimento das pessoas, visando o alcance dos objetivos organizacionais e, para tanto, requer que as ações de gestão de pessoas sejam realizadas a partir das competências mapeadas na instituição.

Até o momento, o Tribunal já identificou integralmente as competências necessárias às áreas de atuação da Casa, realizando o mapeamento das competências que todos os servidores do TJDFT precisam apresentar independentemente do cargo, da localização ou da ocupação de função (competências transversais); as gerenciais gerais, que todos os gestores do TJDFT precisam apresentar independentemente da função gerencial que ocupam; as gerenciais específicas por função gerencial, além das competências técnicas específicas, as quais os servidores que não ocupam função gerencial precisam apresentar, de acordo com a área de atuação e as atividades que desempenham. Clique aqui e confira as competências.