Semana Nacional da Conciliação no TJDFT contará com cerca de 1.500 processos

Evento será realizado a partir desta segunda-feira, 10/11, até o dia 28/11
por TT — publicado 2014-11-07T10:35:00-03:00

Semana Nacional de Conciliação 2014

O TJDFT identificou cerca de 1.500 processos aptos a participarem da 9ª Semana Nacional de Conciliação. No Tribunal, o evento começa nesta segunda-feira, 10/11, e vai até o dia 28/11. A Semana Nacional de Conciliação será realizada simultaneamente em todos os tribunais do país, no período de 24 a 28/11, com o slogan “Bom Pra Todos, Melhor Pra Você”. O evento integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. 

Os processos selecionados envolvem mais de 21 instituições parceiras, entre elas: B2W, BRADESCO, BRB, DAYCOVAL, BB, PANAMERICANO, BV, CEB, CEUB, CITIBANK, COOPERCRED, CRE-DF, BRASAL, HSBC, ITAÚ, MAPFRE, PORTO SEGURO, SANTANDER, SICOOB, SMAFF AUTOMÓVEIS, TAGUAUTO e outros.

Neste ano, as audiências estão concentradas no período vespertino e serão realizadas a partir das 13h20. O TJDFT disponibilizará de 10 a 12 salas para a realização das conciliações. A previsão é realizar sete sessões de 40 minutos, por sala, por dia.

A solução por meio da conciliação é rápida e eficaz e tem sido incentivada em todo o Judiciário Brasileiro. A conciliação promove a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na Justiça. O TJDFT realiza mutirões de conciliação desde 2003, sempre inovando e com resultados acima da média. Atualmente, o Tribunal realiza conciliações durante todo o ano.

O TJDFT possui um Núcleo, o NUPEMEC, com cinco Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB; de Família de Brasília - CEJUSC-FAM/BSB; dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC-JEC/BSB; de Taguatinga – CEJUSC/TAG; e de Planaltina - CEJUSC/PLAN, esse último recentemente criado. Todos esses setores são vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito do TJDFT.

Conciliar é bom para todos, melhor para você!