Servidora aposentada da VIJ fala do trabalho do CEREVS em conferência na UnB

por SECOM/VIJ — publicado 2014-11-19T08:10:00-03:00

A assistente social Cecy Marques de Alcântara, que se aposentou em fevereiro deste ano após 39 anos de serviço no TJDFT, 26 deles na Vara da Infância e da Juventude – VIJ, continua se dedicando às causas infantojuvenis como voluntária.

Nesta quarta-feira, 19/11, às 12h, Cecy irá ministrar conferência no Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília – SER/UnB sobre o tema “A proteção integral de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: relato de uma experiência de trabalho junto ao CEREVS/VIJ”.

A conferência é uma realização do projeto de extensão e ação contínua do Programa de Educação Tutorial do SER/UnB chamado “Infância, adolescência e cidadania no Distrito Federal”. O objetivo é discutir as questões sociais referentes a crianças e adolescentes no DF. O projeto é desenvolvido por meio de eventos em que são analisados e debatidos temas conjunturais.

CEREVS/VIJ

No Distrito Federal, a VIJ conta, desde 2008, como parte de sua estrutura, com o trabalho do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual – CEREVS.

A equipe do CEREVS, composta por profissionais das áreas de psicologia e assistência social, realiza estudo psicossocial de casos em tramitação na VIJ, que envolvem denúncia de violência sexual, a fim de fornecer subsídio técnico-profissional para as decisões da autoridade judicial.

Compete, ainda, ao CEREVS planejar e desenvolver ações preventivas, aconselhamento, orientação, encaminhamentos e fortalecimento da rede de atendimento no DF, entre outras atividades voltadas às vítimas e suas famílias.

PROFAM

O CEREVS desenvolve também o Projeto de Acompanhamento Temporário de Famílias em Situação de Violência Sexual – PROFAM. A partir de ações que objetivam o cumprimento e a eficácia das medidas judiciais de proteção aplicadas a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, o PROFAM oferece apoio individualizado às famílias marcadas por essa violência, para que superem dificuldades e lutem em busca de novas perspectivas para suas vidas.

Com o PROFAM, o CEREVS desenvolve ações para auxiliar cada família em suas necessidades específicas, por meio de um trabalho articulado entre os diversos órgãos e instituições envolvidos com a questão da violência sexual infantojuvenil. Por meio da rede de atendimento e de parcerias, são desenvolvidas ações como prevenção, segurança, responsabilização, atendimento médico, social e psicológico às vítimas, além de acesso à cultura, esporte, lazer, educação e qualificação profissional, de forma a garantir efetivamente seus direitos.