TJDFT recebe Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente

por TT — publicado 2014-11-20T09:15:00-03:00

Selo A3P verde

O TJDFT recebeu o Selo A3P Verde de Sustentabilidade na Administração Pública, conferido pelo Ministério do Meio Ambiente às instituições públicas como forma de reconhecer o empenho na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública, por meio da adesão formal ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.

O Tribunal aderiu ao A3P do Ministério do Meio Ambiente em 2012. A Agenda visa instaurar um processo de construção de uma nova cultura institucional na administração pública, voltada à conscientização dos servidores para a otimização dos recursos, combate ao desperdício e para a busca de uma melhor qualidade do ambiente de trabalho. Além disso, tem como objetivo colocar as instituições públicas em sintonia com a concepção de ecoeficiência, incluindo critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações de serviços dos órgãos governamentais.

Desde 2009, o TJDFT desenvolve ações de responsabilidade socioambiental e busca a conscientização e a sensibilização dos servidores por meio do Programa Viver Direito. Além disso, foi o primeiro órgão do Poder Judiciário a integrar o Projeto Esplanada Sustentável – PES do governo federal, que visa uma melhor gestão dos gastos públicos e redução de desperdícios, por meio do uso racional dos recursos e do orçamento.