TJDFT retoma obras de novos fóruns e reforma do bloco D

por AJ — publicado 2014-11-12T17:00:00-03:00

O TJDFT se prepara para retomar as construções dos Fóruns das regiões administrativas do Recanto das Emas e Águas Claras, além de viabilizar a recuperação estrutural do Bloco D. As obras dos Fóruns foram paralisadas devido a problemas com as empresas contratadas, escolhidas, após licitação, para execução dos serviços. O bloco D (Palacinho), que compõe a sede do TJDFT, foi interditado por problemas estruturais na laje de cobertura. Com a medida, as unidades que funcionavam no local tiveram de ser transferidas.

Com a união de esforços e por meio de uma pauta concentrada, sob o comando do atual Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, com poucos meses de gestão, a nova administração, empossada em abril deste ano, conseguiu vencer as primeiras dificuldades. O TJDFT caminhou rumo às soluções para reocupação do Palacinho e retomada das obras paralisadas.

As novas serventias beneficiarão, diretamente, mais de 200 mil pessoas nas duas regiões. A obra do Fórum Recanto das Emas conta com 89,77% de execução e a do Fórum de Águas Claras com um total de 40,62% de execução. A licitação para o término da construção do Fórum do Recanto das Emas já está marcada para 4 de dezembro e a previsão é de que os serviços para conclusão da obra sejam executados em 180 dias. Quanto ao Fórum de Águas Claras, a licitação que permitirá a retomada das obras está agendada para 9/12, com prazo para finalizar a execução contratual em 360 dias.

A outra boa notícia é que a empresa contratada para o desenvolvimento dos projetos de reforço estrutural da laje de cobertura do bloco D (Palacinho), apresentou o Estudo de Viabilidade (primeira etapa da contratação) e a solução dada pela empresa para o reforço já foi aprovada pelo Presidente, após parecer técnico da Coordenação de Projetos e Gestão de Contratos de Obras – COB. Agora, a empresa dará continuidade aos projetos, além de desenvolver o orçamento e as especificações da futura obra. A estimativa é de que todos os documentos necessários para a licitação de execução do reforço estrutural sejam entregues pela empresa em 120 dias.