Últimos dias para visitar a exposição fotográfica "Brasília Poética" no Memorial do TJDFT

por ACS — publicado 2014-11-27T10:15:00-03:00

Memorial Exposição LucianaTermina nesta sexta-feira, 28/11 a exposição de fotografias "Brasília Poética", da fotógrafa e arquiteta Luciana Jobim Navarro, no Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. Aberta no dia 17/11, a exposição traça um panorama de Brasília, seus personagens, seus espaços físicos e sua interação com esses espaços, por meio de fotografias autorais vinculadas a poemas da cidade, de poetas como Nicolas Behr, Romeu Jobim e Menezes de Moraes, entre outros.

A mostra, que ganhou destaque na mídia impressa, eletrônica e televisiva, busca revelar a paisagem poética dos espaços da cidade de Brasília, por meio dos olhos (ao mesmo tempo) do fotógrafo e do poeta que, ao final, tornam-se um só. A exposição tem como base trabalho final de pós-graduação em artes visuais. Por meio dessa leitura da cidade, recontada e sentida a partir de memórias pessoais, a fotógrafa retrata como o indivíduo lida com as mudanças urbanas e sociais, se identifica e se encontra dentro da sociedade. As fotografias revelam como essas relações ocorrem, dando continuidade aos diálogos e à formação da identidade do indivíduo no espaço onde ele interage com os outros sujeitos sociais.

Luciana Jobim Navarro é graduada em arquitetura e urbanismo pelo UniCeub, especialista em artes visuais, SENAC-DF, mestranda em "Teoria e História do Urbanismo", pela UNB. Possui pesquisa voltada para a fotografia de cidades e artes visuais como forma de intervenção urbana e atua como arquiteta, urbanista, fotógrafa e professora universitária. Ministra oficinas e workshops de fotografia em parceria com a fotógrafa Mila Barbosa, com foco principal no retrato da sociedade e no ambiente urbano e suas interrelações.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte está localizado no 10º andar do bloco A, Ala A, no Fórum de Brasília, e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O espaço foi inaugurado em 2010 e desde 2013 recebe exposições individuais e coletivas, além de lançamentos de obras literárias e visitas agendadas e livres. O Memorial integra o roteiro cívico da capital e tem atraído cada vez mais visitantes de todo o país.