Acusado de matar professor no Lago Oeste é condenado a 20 anos de prisão

por ASP — publicado 2014-10-03T15:55:00-03:00

O Tribunal do Júri de Sobradinho condenou nessa quinta-feira, 2/10, Gilson de Oliveira a pena de 20 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelo assassinato do professor e diretor de escola pública Carlos Ramos Mota, ocorrido em 20/6/2008, no Lago Oeste, em Sobradinho.

Gilson foi condenado por homicídio qualificado, por motivo torpe e com emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima (Art. 121, § 2º, incs. I e IV, c/c artigo 29, ambos do Código Penal). 

De acordo com os autos, Gilson teria contribuído para o crime, ao convidar os comparsas para praticar o crime, diante de sua insatisfação com a conduta da vítima de impedir que o acusado e comparsas traficassem drogas nas imediações do estabelecimento de ensino.

Consta na acusação, ter sido o crime contextualizado pela torpeza, pois o móvel criminoso seria vingança, em virtude da insatisfação da vítima com o tráfico e consta, mais, que estaria presente a qualificadora do emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima, pois os acusados teriam distraído a sua atenção, jogando uma pedra em uma árvore, o que a fez olhar para aquele local, enquanto o atirador, posicionado em outro ponto, efetuou o disparo letal.

Na sessão de julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do crime e a participação do acusado, não absolveu o réu e reconheceu também as qualificadoras. Na sentença, o juiz explicou: “A elevação da reprimenda se justifica não pelo evento morte, inerente a crimes desse jaez. Em verdade, o delito de que aqui se trata atingiu letalmente toda a comunidade local, assim como a sociedade distrital. De se ver que a vítima representava não apenas a figura de um diretor de escola. Ao contrário, era um líder local no combate à criminalidade que ronda a juventude carente".

Gilson está preso e não terá direito a recorrer da sentença em liberdade.   

Processo:2008.06.1.015828-5