TJRR e TJAC conhecem modelo de gestão por competências do TJDFT

por ACS — publicado 2014-10-07T18:25:00-03:00

gestao por competencia tjdftO TJDFT, por meio da Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas – SUGIP/SERH, recebeu nos dias 6 e 7 de outubro a visita da Diretora de Gestão de Pessoas, Alissandra Brasil de Menezes Fontenele, e a psicóloga, Eunice Carvalho Guerra, da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal de Justiça do Acre. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de gestão de pessoas por competências em implantação no TJDFT.

Com o mesmo objetivo, em 29/9, a SUGIP recebeu a equipe do TJRR – Gleysiane M. de Souza, gestora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, e Arthur Azevedo, responsável pelo planejamento da área de Gestão de Pessoas, ambos da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJRR e a servidora Aline M. Trindade, gestora de cartório em uma Comarca do interior do estado.

O interesse pelo trabalho da área de Gestão de Pessoas do TJDFT decorre do cumprimento e da superação da meta especifica (Justiça Estadual) “Mapear, pelo menos, 60% das competências dos tribunais, até 31/12/2014, para subsidiar a implantação da gestão por competências”. A superação da meta refere-se ao fato de que, além do mapeamento das competências, o TJDFT integrou as competências à gestão de desempenho da Casa, com o recente lançamento do Programa de Avaliação por Competências – PGDCOMP.

A gestão por competências no TJDFT atende ao Plano Estratégico 2010/2016, na “Perspectiva Aprendizado e Crescimento”, objetivo 8: “Implantar política de gestão por competência alinhada à estratégia”. Ademais, está em conformidade com os Macrodesafios do Poder Judiciário para 2015-2020, na perspectiva “Recursos”, “Melhoria da Gestão de Pessoas”.

A gestão de pessoas por competências tem sido desenvolvida desde 2009. Este modelo busca estabelecer um processo permanente de desenvolvimento das pessoas, visando ao alcance dos objetivos organizacionais e, para tanto, requer que as ações de gestão de pessoas sejam realizadas a partir das competências mapeadas na Instituição.

Até o momento, o Tribunal já identificou integralmente as competências necessárias às áreas de atuação da Casa, realizando o mapeamento das competências que todos os servidores do TJDFT precisam apresentar, independentemente do cargo, da localização ou da ocupação de função.