Autoridades prestigiam Mesa redonda sobre Gestão de Lógistica Sustentável no TJDFT

por MLC/AJ — publicado 2014-10-24T16:00:00-03:00

mesa redondaNa manhã desta sexta-feira, 24/10, o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, o Corregedor de Justiça do Distrito Federal, desembargador Romeu Gonzaga Neiva e o Conselheiro do CNJ, Paulo Teixeira partiparam da mesa redonda sobre Gestão de Lógistica Sustentável, promovida pelo TJDFT. O objetivo foi discutir e conhecer os desafios da implantação, execução, monitoramento e avaliação dos Planos de Gestão de Logística Sustentável, observando as determinações da IN 10/2012 e do Decreto 7746/2012, que regulamenta o artigo 3º da Lei nº 8666/93. O evento compôs as atividades programadas para o Festival de Saúde Total – FEST 2014 do TJDFT, desenvolvido durante toda está semana.

Os palestrantes foram o Coordenador Geral de Estratégia de Contratações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rafael Setúbal Arantes; o Secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas do Tribunal de Contas da União, Frederico Julio Goepfert Junior; e a Chefe da Assessoria de Gestão Socioambiental do STJ, Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini. A titular da Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA do TJDFT, Adriana Tostes, foi a mediadora dos trabalhos.

O Presidente abriu o evento ressaltando a satisfação do Tribunal do DF em estar na tônica da vanguarda do movimento de Gestão Sustentável do judiciário. Destacou a agenda socioambiental do Tribunal e a unidade exclusiva para tratar da questão. Falou do processo judicial eletrônico-PJe, iniciado em julho que tem fornecido indicadores positivos no aspecto ambiental. Também chamou atenção para a repercussão importante da gestão sustentável na vida das pessoas e dos servidores do TJDFT. O Conselheiro do CNJ, Paulo Teixeira, fez uso da palavra e enalteceu o tripé socioambiental: economia, social e ambiental e a importância de unificar essa leitura como uma evolução do Poder Judiciário.

As palestras foram um sucesso e muito proveitosas para as autoridades presentes, secretários e assessores do TJDFT, que ouviram com atenção, as experiências e dicas siginificativas para uma gestão sustentável, de modo sistêmico, com foco nas determinações da IN 10/2012 e do Decreto 7746/2012.

Neste contexto, o Coordenador Geral de Estratégia de Contratações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rafael Setúbal, falou da necessidade das contratações sustentáveis para as administrações, sendo esta uma questão, hoje, de Políticas Públicas para País. O Secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas do Tribunal de Contas da União, Frederico Julio, explicou o papel das contratações sustentáveis, a importância de se buscar soluções que atendam ao interesse público, com tempestividade, qualidade e quantidade. A importância de planejar, qualificar e dar transparência às compras. Aproveitou para pontuar o papel do TCU, que não é de punir, mas de contribuir para o aperfeiçoamento das instituições públicas em benefício da sociedade. Por último, Ketlin Scartezini, Chefe da Assessoria de Gestão Socioambiental do STJ, falou do sucesso da gestão no Superior Tribunal de Justiça, da economia e dos resultados obtidos. Apresentou as boas práticas na gestão de recursos - consumo sustentável e um case premiado do STJ, que levou à economia de R$ 5 milhões ao órgão, com a gestão das despesas administrativas do órgão. A Coordenadora da COGESA, Adriana Tostes, informou que o TJDFT  foi convidado a compor o Comitê de Sustentabilidade do CNJ, que inicia estudos para o desenvolvimento de ações para todo o Judiciário Brasileiro.

O Festival de Saúde Total – FEST 2014, desenvolvido durante toda esta semana, 20 a 24/10, foi uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM, o Núcleo de Inclusão - NIC e a Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA do Tribunal, teve como tema neste ano  “A sustentável maneira de viver: saudável, inclusiva e consciente no consumo”. O FEST reuniu várias ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, inclusão de pessoas com deficiência e consumo consciente em respeito ao meio ambiente.