Berçário de Brasília recebe vista do Ministério da Saúde e de especialistas de El Salvador

por ACS — publicado 2014-10-21T17:05:00-03:00

bercario recebe ministro saudeNesta terça-feira, 21/10, o Berçário do Fórum de Brasília, Nossa Senhora da Conceição, recebeu a visita de profissionais do Ministério da Saúde e de um grupo de especialistas de El Salvador. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado pelo berçário e a sala de apoio à amamentação. 

Durante a visita, o grupo conheceu as instalações do berçário e o trabalho pedagógico desenvolvido. Todos elogiaram a iniciativa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT em ter e manter os berçários e incentivar o aleitamento materno para suas magistradas e servidoras. 

As salas de apoio são ambientes, onde as nutrizes que retornaram ao trabalho, após a licença maternidade, e que desejam manter a amamentação podem ordenhar o próprio leite e armazená-lo, durante o horário de trabalho, para, ao final do expediente, levar o leite coletado para o seu filho no domicílio ou até mesmo para doação a um Banco de Leite Humano. As salas de apoio à amamentação também se destinam prioritariamente à coleta e ao armazenamento do leite, com a diferença de que o leite retirado, na maioria das vezes, é reservado para alimentar o próprio filho, sem o processamento que ocorre nos BLH (Fonte: Norma Técnica Conjunta nº01/2010 Ministério da Saúde e ANVISA)

Em agosto, o TJDFT abriu oficialmente a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Distrito Federal, que aconteceu de 1º a 7 de agosto com o tema: “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!". O evento faz parte do calendário do Programa de Assistência Materno-Infantil do TJDFT – PROAMI desde 2009.

PROAMI

O Programa de Assistência Materno-Infantil do TJDFT foi criado com o objetivo de orientar e preparar a mãe magistrada, servidora ou ocupante de cargo de natureza especial durante a gestação, além de oferecer apoio na fase de readaptação ao trabalho, disponibilizando berçários para bebês com até 1 ano e 2 meses de idade.

Atualmente, o Tribunal conta com dois berçários: Berçário Nossa Senhora da Conceição, localizado no Fórum de Brasília, primeiro berçário do TJDFT, inaugurado em junho de 2005, e o Berçário Nossa Senhora Aparecida, localizado no Fórum de Taguatinga, inaugurado em junho de 2012.