Comissão define diretrizes para o Plano Estratégico 2015-2020 do TJDFT

por SB — publicado 2014-10-13T10:05:00-03:00

PEA Comissão de Revisão do Planejamento Estratégico do TJDFT para o período 2015-2020 realizou, na última quinta-feira, 9/10, sua 2ª reunião. Na ocasião, foram analisadas a Missão, Visão, Valores, Temas e Perspectivas que determinarão a atuação do Tribunal nos próximos cinco anos. Neste momento, o Tribunal promove, também, consulta pública para colher sugestões de toda a sociedade na elaboração do PE 2015-2020. Até o dia 24/10, todos os cidadãos podem enviar sugestões por meio de formulário disponível do site do TJDFT e fazer parte desse processo.

A 1ª reunião da comissão, presidia pelo desembargador Humberto Adjuto Ulhoa, aconteceu em 25 de agosto, quando foram apresentados o Plano Estratégico do Poder Judiciário Nacional, instituído pela Resolução 198, de 2013, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e a proposta de metodologia para revisão do Plano Estratégico do TJDFT. A revisão do plano estratégico do TJDFT será construída de forma participativa, sendo priorizados assuntos como: o primeiro grau, planejamento de tecnologia da informação, políticas de meio ambiente, equalização de orçamento e de força de trabalho, dentre outros. O prazo final para a apresentação está previsto para março de 2015, quando será submetido ao Tribunal Pleno para aprovação.

Na segunda reunião, por maioria de votos, a Comissão decidiu manter a atual Missão do TJDFT que é “proporcionar à sociedade do Distrito Federal e dos Territórios o acesso à justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social”. A Visão teve a data atualizada e o teor foi mantido: “Até 2020 apresentar resultados que reflitam o aumento da produção, eficiência e qualidade em nossa atuação”. Os Valores escolhidos foram imparcialidade, ética, celeridade, credibilidade e transparência.

A Comissão manteve as quatro perspectivas já estabelecidas – Sociedade, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento e Recursos. O Acesso à Justiça e a Efetividade na Prestação Jurisdicional aparecem como temas da perspectiva Sociedade. Eficiência Operacional, Responsabilidade Socioambiental e Governança Judiciária são os temas da perspectiva Processos Internos. Na perspectiva Aprendizado e Crescimento, aparecem os temas Gestão de Pessoas e Tecnologia. Na perspectiva Recursos, estão os temas Infraestrutura e Gestão de Custos.

O TJDFT designou a Comissão de Revisão do Plano Estratégico do TJDFT, em julho desde ano, por meio da Portaria GPR 1.278, de 13 de agosto de 2014.