Equipe do Centro de Formação do Poder Judiciário do CNJ visita a área de gestão de pessoas do TJDFT

por ACS — publicado 2014-10-15T17:25:00-03:00

PGDCOMPO TJDFT, por meio da Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas – SUGIP/SERH, recebe nesta quarta-feira, 15/10, a visita de Marina Brazil Bonani e Anali C. Figueiredo, servidoras do Conselho Nacional de Justiça que integram a equipe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário – CEAJUD/CNJ. O motivo da visita é para conhecer o Modelo de Gestão de Pessoas por Competências que vem sendo implantado desde 2009 no Tribunal.

Esse modelo busca estabelecer um processo permanente de desenvolvimento das pessoas a partir das competências mapeadas na Instituição visando o alcance dos objetivos organizacionais. O Programa de Gestão de Desempenho por Competências – PGDCOMP, lançado em julho desse ano, é um dos primeiros subsistemas de gestão de pessoas que se integra às competências.

A gestão por competências no TJDFT atende ao Plano Estratégico 2010/2016, no modelo “Perspectiva Aprendizado e Crescimento”, objetivo 8: “Implantar política de gestão por competência alinhada à estratégia”. Ademais, está em conformidade com os Macro desafios do Poder Judiciário para 2015-2020, na perspectiva “Recursos”, "Melhoria da Gestão de Pessoas”.

Até o momento, o Tribunal já identificou integralmente as competências necessárias às áreas de atuação da Casa, realizando o mapeamento das competências que todos os servidores do TJDFT precisam apresentar, independentemente do cargo, da localização ou da ocupação de função (competências transversais); as gerenciais gerais, que todos os gestores do TJDFT precisam apresentar, independentemente da função gerencial que ocupam; as gerenciais específicas por função gerencial; além das competências técnicas específicas, as quais os servidores que não ocupam função gerencial precisam apresentar, de acordo com a área de atuação e as atividades que desempenham. Confira as competências na página da Gestão de Desempenho, opção Competências - Ciclo 2014.