Juíza do TJDFT e procurador lançam livros nesta quarta-feira

por ACS — publicado 2014-10-01T11:55:00-03:00

A juíza do TJDFT Geilza Cavalcanti Diniz lança, nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, às 19h, o livro “Direitos Humanos e Liberdade Religiosa”, em evento no restaurante Carpe Diem, na 104 Sul, em Brasília. Na ocasião, também acontecerá o lançamento do livro “Direito Societário e Globalização”, de autoria de Marlon Tomazette, procurador do DF. Anteriormente, o lançamento estava marcado para o dia 2 de outubro.

O livro aborda a influência do fenômeno religioso na internacionalização do direito, mediante a constatação de que, em determinados casos, principalmente aqueles nos quais há maior discricionariedade judicial, as religiões locais, como aspecto cultural da sociedade, dificultam o alcance do direito único, comum ou uniforme. Ao mesmo tempo, segundo o livro, verifica-se que as religiões podem revelar outra vertente: a de criar valores que se universalizam e de exigir do direito internacional uma postura mais rígida em caso de violação desses valores.

A magistrada, titular da 1ª Vara Cível de Sobradinho, tem doutorado em Direito das Relações Internacionais, pelo UniCeub/DF, e é mestra em Direito Público, pela Universidade de Brasília. Além disso, é autora de obras voltadas à área jurídica, entre as quais está o livro "Aspectos Jurídicos da Clonagem Reprodutiva de Seres Humanos".