Justiça Comunitária encerra curso de mediação comunitária para grupo de Viçosa

por VS — publicado 2014-10-01T18:45:00-03:00

Justiça ComunitáriaNa última sexta-feira, 26/9, o programa Justiça Comunitária encerrou o curso em Mediação Comunitária realizado para equipe de Viçosa, que implantará o primeiro programa no estado de Minas Gerais.

A equipe foi capacitada pelos servidores do Programa Justiça Comunitária do DF nas bases que  fundamentam seus eixos de atuação e toda a rotina de funcionamento no DF. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e dialogar com os Agentes Comunitários e vivenciar situações práticas do Núcleo Comunitário.

O grupo relatou ter tido uma excelente impressão no contato com os agentes e o quanto foram surpreendidos pela seriedade com que tratam o programa, o compromisso que dispensam à comunidade e a clareza e propriedade com que conduzem o trabalho voluntário. Um dos membros da equipe de Viçosa participou da reunião da Rede Social de Ceilândia e relatou ter se emocionado bastante com o trabalho desenvolvido. Foram dias agradáveis e de profundas reflexões por parte dos visitantes. O grupo achou que o curso e o programa superaram todas as expectativas e que o contato com os Agentes Comunitários deu a certeza de que a implantação do programa terá êxito.

O programa Justiça Comunitária, criado no ano 2000 e vencedor do Prêmio Innovare, em 2005, visa democratizar o acesso à Justiça e restituir ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa, autônoma e pacífica. O programa atua por meio de três pilares: educação para os direitos, em que a comunidade reflete sobre seus direitos e produz materiais que democratizam o acesso à informação; mediação comunitária, em que a comunidade atua sobre seus problemas e os soluciona por meio de técnicas pacíficas e dialógicas; e animação de redes sociais, em que a comunidade se mobiliza e cria redes solidárias que busquem atender suas necessidades coletivas.