Presidente do TJDFT empossa novos juízes

por MLC — publicado 2014-10-30T18:20:00-03:00

posse juizesO Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio Moraes de Oliveira, empossou, na tarde desta quinta-feira, 30/10, 7 juízes aprovados no XL Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. São eles: Lorena Alves Ocampos; Jeanne Nascimento Cunha Guedes; Jaylton Junior; Acácia Regina Soares; Paula Afoncina Barros Ramalho; Rafael Rodrigues de Castro Silva e Redivaldo Dias Barbosa.

A cerimônia, realizada no Auditório Sepúlveda Pertence, do Fórum de Brasília, contou com a presença da 1ª Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Concurso para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal, desembargadora Carmelita Brasil; do Corregedor de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Romão C. Oliveira; do Presidente da Amagis, Juiz Sandoval Gomes de Oliveira; desembargadores, juízes e demais autoridades.

O Presidente iniciou a solenidade de posse agradecendo a presença de todos. Disse que esta data é especial e de júbilo. “Júbilo para os empossados que venceram o concurso considerado um dos mais disputados e difíceis do Brasil. Parabéns! E júbilo também para o Tribunal que vai reforçar seu quadro com pessoas tão preparadas”, afirmou. 

Jeanne Guedes prestou o compromisso em nome dos empossados nos termos do artigo 79, da Lei Complementar 35/1979. Em seguida, o Presidente deu posse aos aprovados ao cargo de juiz de Direito Substituto. O secretário-geral, Celso de Oliveira e Sousa Neto, fez a leitura do termo de posse. 

O juiz Rafael Silva discursou em nome dos novos juízes. Disse que é uma grande responsabilidade ser juiz, porém todos estão conscientes e comprometidos para servir a sociedade. Falou sobre o esforço para a  aprovação no concurso: “esta data é a realização de um grande sonho, mas não podemos esquecer de todo o esforço para aprovação. O esforço é fruto das ações dos nossos avós, pais, cônjuges, filhos, irmãos, familiares e amigos”. Ressaltou que julgar o próximo exige prudência e imparcialidade e que a missão do juiz é servir. Destacou, ainda, o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça ao TJDFT como um dos melhores tribunais do país e que a magistratura exerce um relevante compromisso com a sociedade.

A desembargadora Carmelita Brasil, 1ª Vice-Presidente, começou sua fala registrando a competência do desembargador Sérgio Bitencourt, seu
antecessor, na organização do concurso. Disse que a chegada de novos colegas representa a esperança de ver a jurisdição prestada ao cidadão brasiliense de forma mais célere. Destacou que a vontade, a determinação e a disciplina certamente foram os vetores necessários para guiá-los ao sucesso. “Nas batalhas comuns é de rigor o descanso do guerreiro. Aqui não”, afirmou. A 1ª Vice-Presidente evidenciou as características e a caminhada de cada juiz para alcançar o sucesso na aprovação no cargo. Ao fim, agradeceu ao Presidente, desembargador Getúlio Moraes de Oliveira; aos doutos examinadores do concurso e aos servidores que trabalharam com extrema dedicação.

O Presidente do TJDFT encerrou a solenidade se referindo ao discurso da desembargadora Carmelita Brasil: “normalmente depois de uma batalha vitoriosa tem-se um tempo para o descanso. Aqui não! Muitas portarias estão ávidas para serem assinadas e vos esperam”.

Nesta sexta-feira, 31/10, inicia o curso de formação para os novos juízes.