Projeto Fênix encerra capacitação de agentes de cidadania ambiental

por VS — publicado 2014-10-30T14:55:00-03:00

Projeto Fênix encerra capacitaçãoO Projeto Fênix – Reciclando o Futuro com Cidadania, do Programa Justiça Comunitária do TJDFT, encerrou nesta quinta-feira, 30/10, a capacitação dos agentes de cidadania ambiental. A capacitação também serviu para sensibilização dos 2.070 catadores para aprofundar seus conhecimentos em turmas regulares do Projeto Fênix.

No encontro foram realizadas inscrições de 100 catadores para o curso de 24 horas-aula, que acontecerá nos dias 8, 22 e 29 de novembro, na sede da Escola de Justiça Comunitária em Taguatinga. Os catadores foram capacitados pelos agentes comunitários e servidores do Programa Justiça Comunitária do DF, em especial sobre o conceito da mediação comunitária e outras formas de resolução de conflitos. No curso foram utilizados recursos lúdicos como o teatro e cordel. Eles tiveram a oportunidade de conhecer e dialogar com os agentes comunitários.

O Projeto Fênix tem o objetivo de promover a capacitação dos catadores de resíduos e materiais recicláveis nos princípios, técnicas e procedimentos do Programa Justiça Comunitária. Para isso, eles recebem aulas sobre a concepção de justiça que norteia as ações do Programa, como ações complementares à justiça formal; sobre educação para os direitos e sobre as redes sociais; e sobre as formas de se lidar com os conflitos que surgem na comunidade em que vivem e, principalmente, nas cooperativas da qual fazem parte. Em 2013, o Projeto Fênix certificou cerca de 70 catadores, nos três cursos que realizou durante o ano, e promoveu parcerias com instituições de ensino para dar suporte aos catadores na sua inclusão social na comunidade. E em 2014 foram capacitados até o momento 27 catadores.