Projeto Fênix encerra primeira fase de capacitação para catadores de materiais recicláveis

por VS — publicado 2014-10-23T18:15:00-03:00

projeto fenixNessa quinta-feira, 23/10, o programa Justiça Comunitária concluiu a primeira fase da capacitação dos Agentes de Cidadania Ambiental, realizada pelo Projeto Fênix – Reciclando o Futuro com Cidadania. Ao todo serão capacitados 2.070 catadores de resíduos recicláveis sobre os princípios da Mediação Comunitária de Conflitos. A capacitação busca levar aos alunos a auto-gestão e o protagonismo na busca de solução para seus próprios problemas e para o exercício da cidadania. A capacitação continua nos dias 28,29 e 30/10.

No curso são utilizados recursos lúdicos como o teatro (para capacitar os trabalhadores para o conhecimento e exercício de seus direitos), as redes sociais (que podem prestar assistência) e a mediação e diálogo (como opções de resolver de forma pacífica e solidária os conflitos que surjam em seu ambiente de trabalho e na sua comunidade).

A ideia é apresentar o conceito da mediação comunitária e outras formas de resolução de conflitos e despertar nessas pessoas tão carentes do exercício da cidadania o interesse em aprofundar os conhecimentos propostos e, a partir daí, buscarem a inscrição nas turmas regulares do Projeto Fênix, de 24 horas de duração, com previsão de início para novembro de 2014.

Os catadores, associados de diversas cooperativas de resíduos do Distrito Federal, foram divididos em sete turmas. A capacitação ocorreu na gerência de treinamentos GTC, da SEDEST, localizada no Guará I.

Projeto Fênix - Justiça Comunitária

O projeto Fênix é fruto de parceria realizada entre o TJDFT, por meio do Programa Justiça Comunitária, coordenado pelas juízas Gláucia Falsarella e Carla Patrícia Lopes, e da Coordenadoria de Gestão Socioambiental do Órgão; a SEDEST - do Governo do Distrito Federal (GDF); o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB); e a Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (CENTCOOP). A parceria foi incluída no Plano de ações de inclusão social e produtiva desta classe de trabalhadores, conforme disposto no Decreto 5.940/2006, e na Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a extinção dos lixões urbanos até o final de 2014.

Após a conclusão das capacitações, equipes multidisciplinares da faculdade IESB e da Universidade de Brasília, parceiras do projeto, atuam junto às cooperativas dos catadores capacitados, na construção coletiva das soluções para os problemas de cidadania, a partir da realidade de cada um. O projeto prevê a apresentação de estudos aos parceiros, como base para a formulação de políticas públicas voltadas à inclusão social dos catadores. Atualmente, os professores e alunos têm atuado na assessoria jurídica às cooperativas, na reestruturação e regulamentação dos seus estatutos – exigência para serem contemplados com os galpões de coleta seletiva que compõem a Política de Resíduos Sólidos e Inclusão dos Catadores do Distrito Federal.