Projeto Maria da Penha Vai à Escola capacita mais uma turma e caminha para novas etapas

por GMS — publicado 2014-10-22T16:40:00-03:00

maria da penha vai a escolaNessa sexta-feira, 24/10, o Projeto: Maria da Penha Vai à Escola, fruto de
parceria entre o CJM/TJDFT, a Secretaria de Mulher e a Secretaria de Educação do GDF,
promove mais uma capacitação para 40 orientadores educacionais de Ceilândia. Com o lema “educar para prevenir e coibir a violência contra a mulher”, a iniciativa busca dar efetividade à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), levando informações à rede pública de ensino acerca das questões de gênero e da violência doméstica. Essa é a terceira turma que participa do evento.

A capacitação dos orientadores, realizada também nos dias 19 de setembro e 10 de outubro, foi a primeira de quatro etapas do projeto-piloto que está sendo implementado em Ceilândia, cidade com alto número de ocorrências dessa natureza. Ao final da iniciativa, eles deverão estar aptos a informar a comunidade escolar quanto aos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e fazer os devidos encaminhamentos, quando for o caso. As outras etapas contemplarão coordenadores, professores e alunos.

O projeto está amparado por uma pesquisa feita pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Mulher do GDF em parceria com CJM junto à população local, em que 97% dos entrevistados consideraram importante abordar a Lei Maria da Penha nas escolas. Um novo encontro com todos os orientadores que participaram das reuniões está previsto para o dia 21 de novembro, com objetivo de colher impressões, resultados e futuras necessidades.