TJDFT adere pela quarta vez ao movimento internacional Outubro Rosa

por MLC — publicado 2014-10-01T18:50:00-03:00

outubro rosaO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios adere, pela quarta vez, ao movimento internacional denominado "Outubro Rosa", que visa  alertar a população sobre o câncer de mama. Como forma de divulgar a luta no combate a esse tipo de câncer, a fachada do Palácio da Justiça ficará iluminada com a cor rosa, durante todo o mês de outubro.

A ação de iluminar de rosa prédios públicos, pontes e teatros surgiu para expandir o Outubro Rosa junto à população. A cada ano a adesão ao movimento está aumentando. No Brasil, a primeira iniciativa vista foi em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera,em São Paulo-SP. Em 2008, foi a vez da Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em Brasília, no ano de 2011, além do Palácio da Justiça, Congresso Nacional, Museu Nacional, Memorial JK, Catedral, prédios do anexo do Palácio do Buriti, Secretaria de Saúde e Torre de TV também ganharam iluminação especial em Brasília.

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Utilizam a tonalidade rosa, porque a cor remete ao laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Essa ação integra o Festival de Saúde Total do TJDFT - FEST 2014, que acontecerá de 20 a 24 de outubro com o tema “A sustentável maneira de viver: saudável, inclusivo e consciente no consumo”, envolvendo três setores do Tribunal: a Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM, o Núcleo de Inclusão - NIC e a Coordenação de Gestão Socioambiental - COGESA.