TJDFT alerta sobre o recebimento de falsas mensagens eletrônicas

por ACS — publicado 2014-10-29T19:30:00-03:00

GolpesA Secretaria de Tecnologia da Informação - SETI do TJDFT informa que vem recebendo reclamações de usuários relatando o recebimento de e-mails enviados pelos seus próprios endereços eletrônicos com assuntos relacionados a "fraude nas eleições" e "intimação do Ministério Público Federal".

A Secretaria alerta que as mensagens são falsas e visam levar o destinatário a clicar em um link que, por sua vez, o direciona para uma página maliciosa, que tenta obter informações pessoais da vítima. Orienta que as mensagens sejam excluídas sem a abertura dos links ou conteúdos direcionados.

Para tentar diminuir o incomodo causado pelas mensagens do tipo spams, o TJDFT possui ferramenta de antispam que bloqueia, em média, 95% das mensagens maliciosas. Todavia, a mesma não é capaz de evitar todas as mensagens indesejadas, pois, enquanto são desenvolvidos novos métodos de bloqueio de mensagens maliciosas, novas formas de burlar os bloqueios são criadas.

A Portaria Conjunta nº 3 de 2013 orienta o usuário quanto ao uso correto do e-mail institucional visando proteger os dados e evitar incidentes como esse.