TJDFT cria o Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de Sobradinho

por MLC — publicado 2014-10-10T18:10:00-03:00

tjdft cria cejusc sobradinhoNessa quinta-feira, 9/10, foi assinada Portaria Conjunta que cria o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Sobradinho. A assinatura ocorreu durante a visita do Presidente, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira; da 1ª Vice-Presidente, Carmelita Indiano Americano do Brasil; do 2ª Vice-Presidente, Waldir Leôncio Júnior; do Corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, e demais autoridades e servidores ao Fórum Desembargador Juscelino José Ribeiro (Fórum de Sobradinho).

Entre as principais atribuições dos CEJUSCs estão a realização de conciliações e mediações processuais e pré-processuais, conforme o disposto na Resolução 125, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e organizar e coordenar mutirões, inclusive na Semana Nacional de Conciliação. Cada CEJUSC tem um juiz coordenador e, se necessário, um juiz auxiliar, para supervisão das atividades administrativas e da atuação dos conciliadores e mediadores.

O TJDFT já possui um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, com cinco Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, de Família de Brasília - CEJUSC-FAM/BSB; dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC-JEC/BSB; de Taguatinga – CEJUSC/TAG; e de Planaltina - CEJUSC/PLAN, esse último recentemente criado. Todos esses setores são vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Junior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.