TJDFT é modelo de sustentabilidade em matéria do CNJ

por ACS — publicado 2014-10-10T18:25:00-03:00

consumo conscienteA caneca ecológica do TJDFT ilustrou a matéria publicada esta semana no site do CNJ, sobre a consulta pública da minuta de Resolução que trata da  sustentabilidade no Judiciário  (clique para ler). A resolução visa implantar  indicadores de efetividade das ações sustentáveis – ambiental, social e economicamente - em todos os órgãos, para compor o Balanço Socioambiental anual do Poder Judiciário. O modelo da resolução é baseado na Instrução Normativa SLTI 10/2012 do Ministério do Planejamento,  que implantou o Plano de Gestão Sustentável nos órgãos da Administração Pública Federal.

A caneca  ecológica foi distribuída ao corpo funcional do Tribunal em 2010, como um estímulo à mudança de comportamento no consumo de copos descartáveis plásticos, tendo em vista o alto volume de consumo deste material  no órgão (cerca de 3,5 milhões de unidades/ano). Os copos descartáveis são produzidos com poliestireno, material proveniente do petróleo e poluente, pois demora cerca de 50 a 200 anos para se dissolver na natureza e com processo complexo de reciclagem. Para apoiar a causa, muitos servidores se conscientizaram e optaram por trazer de casa suas canecas pessoais.

Se antecipando à resolução tema da consulta, o  TJDFT tem aprimorado os mecanismos de gestão sustentável. Por meio da ferramenta estratégica "QlikeView", a administração acompanha os consumos de materiais poluentes, como papel, copos plásticos  e combustível, em paralelo à campanhas de estímulo à reflexão e mudança de atitudes dos servidores, magistrados e gestores para um consumo consciente e responsável.  A gestão já apresenta resultados positivos, como a redução do consumo em 30% do consumo de garrafinhas plásticas no primeiro semestre deste ano, e a economia de cerca de R$ 10 mil, a partir da devolução, pelas unidades ao almoxarifado, de materiais de escritório não utilizados.

A atual administração tem acompanhado também o consumo de materiais de escritório nas unidades onde foi implantado o Processo Judicial Eletrônico, tendo em vista a natural redução com a mudança do processo físico para o formato virtual. E está em fase de construção um painel do Plano de Logística Sustentável do TJDFT, com indicadores dos consumos e gastos relacionados com outros materiais e serviços, como água, energia, manutenção dos veículos, telefonia, impressões.

O painel ainda trará dados sobre coleta seletiva, e sobre as ações de inclusão social e qualidade de vida  dos servidores, temas que compõem a agenda socioambiental da Administração Pública - A3P, da qual o Tribunal participa.

Para acessar a consulta pública da minuta de Resolução, clique aqui.

Para acompanhar as ações sustentáveis, acesse o site do Programa Viver Direito do TJDFT.