TJDFT inicia curso de formação para juízes recém-empossados

por TT — publicado 2014-10-31T12:00:00-03:00

Curso de formação JuízesCurso de formação JuízesMagistrados tomaram posse nessa quinta-feira

A 1ª Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Concurso para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal, desembargadora Carmelita Brasil, abriu, na manhã desta sexta-feira, 31/10, o Curso de Formação Inicial – Carreira da Magistratura do TJDFT, voltado aos sete novos juízes do Tribunal, empossados nessa quinta-feira, 30/10.

O curso faz parte do Programa de Iniciação à Carreira da Magistratura da Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro e caracteriza-se, principalmente, por articular a teoria às atividades diárias da magistratura. A ideia é contribuir e preparar para o trabalho no TJDFT e conscientizar os novos juízes de direito substitutos sobre a importância do papel que ocupam. Na programação do curso, entre outras atividades, estão previstas simulação de audiências e visitas à Papuda, ao Presidio Feminino, à Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE e ao Instituto de Criminalística.

Durante o evento, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, reforçou a importância da busca por conhecimento e da Escola de Administração Judiciária no aperfeiçoamento intelectual dos magistrados. “Todos nós temos que nos atualizarmos, nos criarmos, nos fazermos todos os dias”. A cerimônia de abertura do curso contou ainda com a participação do 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior; do juiz Pedro Yung-Tay Neto, representado o Corregedor de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; e do diretor geral da Escola de Administração Judiciária, desembargador George Lopes Leite, que deram boas vindas aos novos magistrados do Tribunal.

Segundo o diretor geral da Escola de Administração Judiciária, alguns pontos devem ser buscados pelos juízes para alcançarem o sucesso. “Se alguém quer ter sucesso na carreira de operador do Direito, deve aprender três palavras: concisão, clareza e objetividade. Falar o máximo possível, com o mínimo de palavras”. Além disso, o desembargador enfatizou a importância dos novos magistrados atuarem “de acordo com sua consciência, dando o melhor de si e sem esquecer que no final de tudo existe um ser humano”. Lei na íntegra o discurso.

O 2º Vice-Presidente do TJDFT reforçou também a importância da formação inicial para os juízes e lembrou-se do início de sua carreira no Tribunal. “Ao recebê-los, vejo jovens, vejo o passado, sinto o presente e antevejo o futuro, um futuro brilhante”. Na ocasião, o juiz Pedro Yung-Tay Neto colocou a Corregedoria de Justiça do DF à disposição dos novos magistrados e enfatizou que o órgão vai muito além da função disciplinar. “A ideia da Corregedoria é “co-reger”, estar junto, acompanhar, apoiar vocês no desempenho das atividades”.

O resultado do XL Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios foi divulgado em setembro. Dentre os aprovados, três homens e quatro mulheres, com idades entre 26 e 39 anos. Do total, três já integravam o quadro de servidores do TJDFT. O concurso foi realizado, parte pelo CESPE e outra pelo TJDFT, sob a supervisão da 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Carmelita Brasil, conforme previsto no Edital de 25/2014. O referido certame foi iniciado em 2013, proposto pelo desembargador Sérgio Bittencourt, que ocupou a 1ª Vice- Presidência durante a gestão do biênio 2012-2014.