TJDFT investe em ferramentas informatizadas de gestão em busca do consumo consciente

por ACS — publicado 2014-10-16T13:50:00-03:00

consumo consciente reflitaA data 15 de outubro foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2009, como o Dia do Consumo Consciente. E o TJDFT, comprovando sua responsabilidade com a sustentabilidade, tem investido no aperfeiçoamento da gestão dos consumos e custeio administrativos e no estímulo à reflexão dos magistrados e servidores quanto às reais necessidades de consumo.

A Administração Superior do Tribunal implantou ferramentas de Inteligence Business (inteligência empresarial), para "conversar" e coletar dados dos diversos sistemas informatizados do órgão e transformá-los em informação estratégica para avaliar seus indicadores de consumo e de custeio, e estabelecer metas objetivas voltadas à transparência e ao aperfeiçoamento da gestão e do gasto dos recursos públicos.

Os sistemas informatizados de avaliação informam, em tempo real e em formato de painéis gráficos com a série histórica, dados relacionados a materiais (escritório, garrafões de água, entre outros); combustíveis (por tipo e placa de veículo, nome do servidor requisitante do transporte, etc);  ordem de serviço dos equipamentos de informática; contratos vigentes;  entre outros, e os relaciona a Indicadores base para atingimento de metas equilibradas de consumo. Outros painéis relacionados ao consumo de água, energia, manutenção da frota, telefonia e impressões estão em fase de construção.

Em paralelo a isso, o órgão estimula, por meio de campanhas, a reflexão dos servidores sobre a importância de minimizar os seus impactos no meio ambiente, como por exemplo, adotar a coleta seletiva, avaliar a real necessidade de impressão e do consumo de recursos naturais e materiais de escritório.

Em continuidade a esse trabalho, o TJDFT está implantando o seu Plano de Logística Sustentável – PLS, em atendimento à Instrução Normativa Nº 10/2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O plano prevê o monitoramento e aperfeiçoamento das contratações, consumos e a implantação de ações de qualidade de vida e de inclusão, além de ações mitigadoras dos impactos orçamentários e socioambientais.  

Para difundir a visão sobre os consumos e custeio públicos, o TJDFT realiza, no próximo dia 24, uma Mesa Redonda com especialistas da SLTI/MPOG, do Tribunal de Contas da União, e do Superior Tribunal de Justiça, que vai debater os novos paradigmas da gestão administrativa e do orçamento; a responsabilidade dos órgãos públicos na prestação de contas;  e os mecanismos de racionalidade, transparência e aperfeiçoamento do desempenho dos gastos públicos.