CDJA recebe visita de representantes do Consulado Geral dos EUA

por SECOM/VIJ — publicado 2014-09-09T16:25:00-03:00

cdja recebe consulado EUAA Comissão Distrital Judiciária de Adoção (CDJA), do TJDFT, recebeu nesta segunda-feira, 8/9, a visita de representantes do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro. O cônsul Brian Corteville e a especialista em imigração Clarissa Oliveira vieram a Brasília conhecer a atuação da CDJA nos processos de adoção internacional de crianças e adolescentes brasileiros.

Os representantes pretendem conhecer o maior número possível de comissões estaduais de adoção internacional tendo em vista o processo de credenciamento dos primeiros organismos americanos no Brasil para adoção infantojuvenil pela Autoridade Central de Administração Federal (ACAF), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Segundo a secretária executiva da CDJA, Thaís Botelho, a falta de um organismo americano credenciado no Brasil dificulta a adoção de crianças brasileiras por famílias americanas. Atualmente, essas adoções são realizadas diretamente pelas Autoridades Centrais dos EUA e do Brasil.

Com o credenciamento de um organismo americano no Brasil, novas chances de adoção se abrem para crianças e adolescentes que não conseguem no próprio país pessoas interessadas em adotá-los. “O credenciamento descentraliza e facilita o processo de adoção internacional, além de contribuir com o trabalho das comissões judiciárias de adoção”, afirma Thaís Botelho.

De acordo com a secretária executiva da CDJA, o procedimento adotado no DF de realizar a habilitação da família estrangeira somente quando houver uma criança com perfil compatível ao desejado pela família chamou a atenção dos representantes do consulado americano. “Essa prática evita que se criem falsas expectativas em relação a uma possível adoção”, explica a secretária.

Outros aspectos que se destacaram foram a estrutura da equipe da CDJA, composta por profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, e o apoio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa da Vara da Infância e da Juventude, que por meio de seus voluntários oferece aulas de idioma estrangeiro e preparação psicológica às crianças e adolescentes em processo de adoção internacional.