Centro Judiciário da Mulher leva Lei Maria da Penha a escolas de Ceilândia

por ACS — publicado 2014-09-22T17:20:00-03:00

maria da penha vai a escolaNa última sexta-feira, 19/9, o Projeto do CJM/TJDFT: Maria da Penha Vai à Escola promoveu uma capacitação para 40 orientadores educacionais de Ceilândia. O evento faz parte de uma parceria entre o Centro Judiciário da Mulher, do TJDFT, a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Educação do GDF. Com o lema “educar para prevenir e coibir a violência contra a mulher”, o Projeto tem o propósito de dar efetividade à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), levando informação aos alunos da rede pública acerca das questões de gênero e da violência doméstica. 

A capacitação dos orientadores foi a primeira de quatro etapas do projeto-piloto que está sendo implementado em Ceilândia, cidade com alto número de ocorrências dessa natureza. Entre 8h e 12h da manhã, os participantes ouviram palestras ministradas por magistrados dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ceilândia, profissionais do Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais da Secretaria Psicossocial Judiciária do TJDFT, autoridade da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e representante da Secretaria de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal. Ao final do projeto, os orientadores deverão estar aptos a informar a comunidade escolar quanto aos direitos das mulheres vitimas de violência doméstica e familiar, e fazer os devidos encaminhamentos, quando for o caso. 

Duas novas turmas participarão da mesma capacitação nos dias 10 e 24 de outubro. As outras etapas contemplarão coordenadores, professores e alunos da rede pública de ensino de Ceilândia em um esforço para socializar conhecimentos, prevenir e coibir a violência doméstica. 

O projeto está amparado por uma pesquisa feita pelo CJM em parceria com a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Mulher do GDF junto a população local, em que 97% dos entrevistados consideraram importante abordar a Lei Maria da Penha nas escolas.