Aumenta o número de conciliações e atendimentos no CEJUSC de Taguatinga

por MLC — publicado 2014-09-11T14:45:00-03:00

cejusc tagO Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Taguatinga – CEJUSC-TAG aumentou, consideravelmente, o número de sessões de conciliação e de pessoas atendidas entre os meses de abril e agosto. No mês de abril, a quantidade de sessões de conciliação designadas era de 50 e, em agosto, passou para 739, já o número de pessoas atendidas saltou de 96 para 1596.

Em abril deste ano, foram inauguradas as novas instalações do CEJUSC-TAG com o intuito de ampliar o atendimento. Até essa data, o Centro priorizava as solicitações de mediação provenientes das Varas de Família, que representavam 70% dos processos. Com o novo espaço, o CEJUSC-TAG passou a atender também os Juizados Especiais Cíveis de Taguatinga, por meio do modelo da Pauta Concentrada, já adotado em alguns setores do TJDFT, que visa a cada edição trabalhar de forma contínua com um público específico em datas fixadas previamente.

O Centro foi criado a partir do antigo Serviço de Mediação Forense de Taguatinga – SEMFOR, instalado em 2002 como um projeto-piloto integrante do Programa de Estímulo à Mediação do TJDFT.

O CEJUSC-TAG é coordenado pela juíza Rachel Adjuto e está vinculado à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, conforme Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.