Estudantes aprendem noções de direito e cidadania em encontros com magistrados do TJDFT

por ASP — publicado 2014-09-22T14:10:00-03:00

iran de lima cidadania e justicaNa última sexta-feira, 19/9, cerca de 300 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental receberam a visita de magistrados do TJDFT pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola. Cinco escolas estavam agendadas para participar do programa, mas os encontros só puderam acontecer em apenas quatro delas. A visita à Escola Classe Chapadinha, de Brazlândia, foi remarcada para outra data. Ao todo, nove escolas foram visitadas na semana. Dentre elas, a Escola Classe 21 - Escola Bilíngue de Taguatinga que  recebeu a visita do juiz aposentado Iran de Lima, um dos voluntários do programa.

Nesta semana, de 22 a 26/9, mais nove escolas de três regiões administrativas do DF estão agendadas para participarem do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Nos encontros, os magistrados conversam com os estudantes sobre justiça, cidadania, organização do Estado, função dos Poderes Legislativo Executivo e Judiciário, função dos profissionais do Direito, direitos e deveres.

Antes dos encontros, os alunos recebem uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, que esclarece os diversos assuntos que serão abordados nas conversas com os profissionais do Direito. A cartilha é trabalhada em sala de aula, previamente, com os professores da turma.

Com o programa, o aprendizado da cidadania permite que as relações sejam travadas com mais respeito, solidariedade, ética, cordialidade e dignidade. O conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência, alcança o comprometimento do cidadão com futuro do país e acolhe o valor de Justiça Preventiva.

Clique aqui para saber mais sobre o programa Cidadania e Justiça na Escola.

  *O calendário está sujeito a mudanças.