Inscrições para o calendário de exposições e lançamentos para 2015 se encerram em outubro

por ACS — publicado 2014-09-10T23:25:00-03:00

seleção memorial 2015As inscrições para Exposições e Mostras Temporárias no Memorial do TJDFT ficam abertas até o dia 31/10.  A regulamentação, bem como o detalhamento das etapas a serem seguidas, constam do Edital 1/2014, publicado no Diário de Justiça eletrônico em 12/8.  Artistas e escritores nacionais e estrangeiros podem participar do processo de seleção, que vai compor o calendário de eventos para 2015.

Localizado no 10º andar do fórum de Brasília, o espaço começa a se tornar referência no DF; elegante e sofisticado, abriga o Memorial do Judiciário do DF, inaugurado durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, em 2010. O Memorial do TJDFT passou a receber exposições temporárias e a organizar lançamentos de obras literárias em 2013, conforme a Portaria Conjunta 50/2005. Coordenado pelo Serviço de Apoio à Memória Institucional e subordinado à 1ª Vice-Presidência do TJDFT, o Memorial guarda documentos, fotos e peças que remetem à trajetória da Justiça da nova capital, que tem suas origens no primeiro tribunal do país, em Salvador (BA

Para este ano de 2014, estão previstas a realização de 16 eventos, entre exposições e lançamentos de livros. Na próxima semana, de 15 a 29/9, terá início, no Memorial, as exposições Luz e Cor e Equilíbrio Infinito, dos artistas plásticos Franzoni e Danielle Andrezza. 

Para 2015 serão selecionadas propostas para exposição de fotografias, esculturas, pinturas, gravuras, desenhos e lançamentos de livros, sendo que as obras de arte deverão abordar, preferencialmente, temas relacionados à Justiça, democracia, cidadania, história e datas comemorativas. Os interessados não devem deixar para última hora, ficando atentos à documentação a ser encaminhada, junto com a proposta, para o Serviço de Apoio à Memória Institucional do TJDFT - SERAMI, que divulgará no site do Tribunal a confirmação do recebimento das propostas em até 21 dias após o término do período de inscrições.

Uma comissão designada pela Primeira Vice-Presidência do TJDFT é  a responsável por selecionar as propostas, observando critérios como: adequação ao espaço físico; qualificação da proposta, originalidade e qualidade técnica; grau de expectativa de interesse do público: ineditismo e atratividade do tema. Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Apoio à Memória Institucional- SERAMI, pelos telefones (61) 3103-5863, 3103-5893, 3103-5894 e 3103-4868 ou pelo endereço eletrônico memoria@tjdft.jus.br.

O Memorial do TJDFT  compõe, desde maio, o roteiro oficial do grupo Visitação Institucional Integrada de Brasília – Viibra. O grupo integra ações dos principais órgãos públicos federais e distritais, que promovem programas de visitação para os turistas atraídos a Brasília pelo turismo cívico. O projeto é responsável por planejar e executar ações conjuntas relacionadas à comunicação, acessibilidade, preservação de patrimônio e acervos, segurança e qualificação de profissionais envolvidos com a recepção e a condução de visitantes nacionais e estrangeiros.

Confira também o link Memória Digital no site do TJDFT.