Juiz da VIJ-DF é eleito presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude

por SECOM / VIJ — publicado 2014-09-16T16:55:00-03:00

Renato Scussel, que era secretário do Colégio, foi eleito por aclamação presidente da entidade

juiz da vij dfNa tarde desta segunda-feira, dia 15/9, em Brasília, durante o Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, o juiz Renato Rodovalho Scussel, coordenador da Infância e da Juventude do DF, foi eleito por aclamação o presidente do Colégio para o biênio 2014-2016, em substituição ao seu antecessor, desembargador Luiz Carlos Barros de Figueirêdo (TJPE). A vice-presidência continuará a ser exercida pela juíza Vânia Ferreira de Barros (TJSE), e o cargo de secretário será ocupado pela juíza Maria do Socorro de Afonso da Silva (TJGO).

Renato Scussel está à frente da VIJ-DF desde 2002. Foi designado coordenador da Infância e da Juventude do DF em outubro de 2012. No mesmo ano, o magistrado foi eleito presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude – Abraminj. Scussel, que era secretário da entidade, aceitou o novo desafio, agradeceu aos seus pares pela confiança, à sua equipe da Coordenadoria do DF, em nome da diretora-geral administrativa da VIJ-DF, Simone Resende, e incentivou a realização de mais encontros com pautas predefinidas, a fim de alinhar objetivos e construir formas de fortalecer as coordenadorias perante seus tribunais de Justiça estaduais.

Além da eleição, os membros aproveitaram para trocar experiências, discutir assuntos administrativos e agendar o próximo encontro do Colégio para março de 2015, na cidade de São Paulo. Cada participante inscreveu seu estado em grupos de trabalho, divididos em cinco eixos temáticos, conforme as atribuições constantes da Resolução N. 94 do CNJ, de 27/9/2009, que determinou a criação das coordenadorias da Infância e da Juventude. Os temas se relacionam ao aprimoramento da estrutura do Judiciário; suporte aos magistrados, aos servidores e às equipes multiprofissionais visando à melhoria da prestação jurisdicional; articulação com órgãos governamentais e não governamentais; formação continuada dos profissionais e gestão estadual dos Cadastros Nacionais da Infância e da Juventude.