Juiz homologa credenciamento de 72 comissários de proteção

por SECOM/VIJ — publicado 2014-09-30T20:55:00-03:00

VIJO juiz da Vara da Infância e da Juventude – VIJ, Renato Rodovalho Scussel, assinou portaria no dia 25/9 para homologar o credenciamento de 72 comissários de proteção, que irão atuar voluntariamente na Vara. Os comissários foram aprovados após estágio probatório de 90 dias, período durante o qual participaram de um workshop e de atividades na companhia de comissários integrantes do quadro da VIJ.

O processo seletivo incluiu a frequência em Curso de Formação de Comissários de Proteção da Infância e da Juventude, conduzido pela Escola de Administração Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro. Iniciada no dia 8 de maio com 140 candidatos selecionados previamente por uma comissão da VIJ, a capacitação abordou como conteúdo a dimensão legal da atuação dos comissários e o Regimento Interno que rege a categoria. No final, a prova objetiva de caráter eliminatório aprovou os candidatos que alcançaram a média de 70 pontos.

Saiba mais

Os comissários de proteção credenciados pelo juiz titular da VIJ compõem a equipe multiprofissional da Vara. O trabalho dos voluntários consiste em cumprir determinações judiciais e fiscalizar eventos onde haja a presença de crianças e adolescentes, a fim de prevenir ou cessar as situações de violação de direitos envolvendo o público infantojuvenil.