Justiça em números: TJDFT melhor a cada ano

por SB — publicado 2014-09-29T15:45:00-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT apresentou um aumento de 9,9% na conclusão de feitos, do ano de 2012 para o ano de 2013. Os números estão no Relatório Justiça em Números 2014, divulgado na última terça-feira, 23/9, pelo Conselho Nacional de Justiça.

O Relatório, principal base de dados do Poder Judiciário sobre o perfil e o funcionamento dos tribunais brasileiros, classifica o TJDFT no grupo dos dez tribunais de médio porte, no qual ocupa a quarta posição.

Segundo destacou o Relatório, o Tribunalapresentou a terceira menor taxa de congestionamento da Justiça”. A taxa de congestionamento representa o percentual de processos que tramitaram e não foram baixados durante o ano. Para o TJDFT, onde tramitaram mais de 915 mil processos, ela foi considerada satisfatória e está próxima à média da Justiça. O TJDFT conta com 334 magistrados e 10.158 servidores.

Os números mostram, também, que o DF está entre as unidades da federação com maior índice de acesso à Justiça, ao estabelecer uma correlação entre o volume processual com os habitantes. No TJDFT, foram constatados mais de 13 mil casos novos por 100 mil habitantes, atrás do TJRJ e TJRS, ambos com 16 mil.

No relatório de 2013, o TJDFT conquistou o primeiro lugar no ranking de produtividade entre os tribunais de justiça de médio porte do país