Memorial do TJDFT abre exposição Luz e Cor

por SB — publicado 2014-09-15T18:25:00-03:00

exposicao luz e corO Memorial do TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta abriu, na tarde desta segunda-feira, 15/9, a exposição Luz e Cor, do artista plástico Franzoni, e a mostra da obra Equilíbrio Infinito, da artista Danielle Andrezza. A exposição está aberta ao público das 12h às 19h, nos dias de expediente forense, até o dia 26/9. O Memorial fica no 10º andar do bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.

Franzoni utiliza, em seus trabalhos, sua técnica original de pintura contra-vitral, tendo a luz como foco. O desenho livre e as bases de tinta sintética colorida por verniz-vitral encontram-se para irradiar a luminosidade das tintas vitrificadas. Paulista de Piracicaba e radicado em Brasília desde 1982, Franzoni trocou, há dez anos, a economia pela arte.  Suas obras podem ser vistas também em sua página na internet.

Danielle inspirou o trabalho que apresenta na união dos símbolos da Justiça e do poder. Em Equilíbrio Infinito, a estudante do 7° semestre de Artes Plásticas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes utiliza as cores da bandeira nacional. Por meio do símbolo da Justiça (balança da Verdade e da Justiça) e do poder (Congresso Nacional), apresenta a importância do equilíbrio em prol da democracia, cidadania e respeito aos direitos humanos. O resultado é a mistura tons e movimentos, que lembram um “bordado” no acrílico. Psicóloga e professora do ensino especial, Daniele buscava um embasamento para a arteterapia, mas apaixonou-se pela arte que considera “uma escolha gostosa”.

O Memorial TJDFT é coordenado pelo Serviço de Apoio à Memória Institucional – SERAMI, vinculado à Secretaria de Gestão Documental, que, por sua vez, é subordinada à 1ª Vice-Presidência, conduzida pela desembargadora Carmelita Brasil.

As inscrições para Exposições e Mostras Temporárias para o calendário de 2015 já estão abertas.  A regulamentação consta do Edital 1/2014, publicado no Diário de Justiça eletrônico em 12/8.  Artistas e escritores nacionais e estrangeiros podem participar do processo de seleção que se encerra dia 31/9.

O espaço foi inaugurado durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, em 2010,  e desde 2013 recebe exposições temporárias e lançamentos de obras literárias. Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Apoio à Memória Institucional- SERAMI, pelos telefones (61) 3103-5863, 3103-5893, 3103-5894 e 3103-4868 ou pelo endereço eletrônico memoria@tjdft.jus.br.