Meta específica do Judiciário é cumprida e superada pelo TJDFT

por ACS — publicado 2014-09-22T20:20:00-03:00

metas do judiciarioO TJDFT conquistou mais um resultado positivo em relação ao cumprimento das Metas traçadas para o Judiciário. A meta específica (Justiça Estadual) “Mapear, pelo menos, 60% das competências dos tribunais, até 31/12/2014, para subsidiar a implantação da gestão por competências” foi cumprida e superada por este Tribunal.

Até o momento, o Tribunal já identificou, integralmente, as competências necessárias às áreas de atuação da Casa, realizando o mapeamento das seguintes competências: as chamadas transversais, que são aquelas que todos os servidores do TJDFT precisam apresentar, independentemente do cargo, da localização ou da ocupação de função; as gerenciais gerais, aquelas que todos os gestores do TJDFT precisam apresentar, independentemente da função gerencial que ocupam; as gerenciais específicas por função gerencial; além das competências técnicas específicas, as quais os servidores que não ocupam função gerencial precisam apresentar, de acordo com a área de atuação e as atividades que desempenham.

A implantação da gestão por competências no TJDFT também atende ao Plano Estratégico 2010/2016, na perspectiva “Perspectiva Aprendizado e Crescimento”, objetivo 8: “Implantar política de gestão por competência alinhada à estratégia”. Ademais, está em conformidade com os Macrodesafios do Poder Judiciário para 2015-2020, na perspectiva “Recursos”, “Melhoria da Gestão de Pessoas”.

No âmbito do TJDFT, a implantação desse modelo vem sendo desenvolvida desde 2009, pela Secretaria de Recursos Humanos- SERH, por meio da Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas – SUGIP. O modelo busca estabelecer um processo permanente de desenvolvimento das pessoas, visando o alcance dos objetivos organizacionais e, para tanto, requer que as ações de gestão de pessoas sejam realizadas a partir das competências mapeadas na instituição.

As competências mapeadas pelo Tribunal já servem de insumo para o planejamento das ações educacionais da Casa e, com o lançamento do Programa de Gestão de Desempenho por Competências - PGDCOMP, em julho de 2014, também passaram a subsidiar a Gestão de Desempenho dos servidores da Casa.

Resultados obtidos pelo TJDFT no 1º semestre de 2014

No início do mês de agosto, o TJDFT divulgou os resultados parciais, obtidos durante o 1º semestre, relacionados ao cumprimento das Metas do Judiciário brasileiro. Graças à dedicação e ao apoio incansáveis dos magistrados e servidores da Casa, o Tribunal conquistou, até agora, resultados positivos.

Poderíamos dizer que, das seis metas estabelecidas para a Justiça Estadual, o TJDFT já cumpriu três. No entanto, como duas delas dizem respeito a metas de produtividade, elas serão aferidas ao final do ano.

Clique aqui e saiba mais sobre esse resultado.