Presidente do TJDFT visita exposição de fotos em comemoração aos cinco anos do Núcleo de Inclusão

por SB — publicado 2014-09-24T18:25:00-03:00

exposicao nicO Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, visitou, na tarde desta quarta-feira, 24/9, exposição de fotos em comemoração aos cinco anos de atuação do Núcleo de Inclusão – NIC. O Núcleo é responsável por planejar, implementar e promover ações integradas para viabilizar a efetiva inclusão da pessoa com deficiência no Tribunal. A exposição faz parte da programação da semana de inclusão, organizada pelo setor para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. As fotos mostram algumas ações do NIC nesses cinco primeiros anos de existência e estão expostas, até sexta-feira, 26/9, no corredor que liga o Bloco A ao Bloco B, no andar térreo do Fórum de Brasília.

O Presidente disse que está feliz com o trabalho que o NIC tem desenvolvido e que o TJDFT está no caminho certo no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência. Conclamou a todos a apresentarem novas ideias para que o TJDFT possa ampliar ainda mais as ações inclusivas tanto para servidores da Casa, quanto para os jurisdicionados. Ao final da visita, o servidor Ernandes Feitosa, representante dos servidores com deficiência na Comissão Multidisciplinar de Inclusão, entregou ao Presidente um documento orientador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A Comissão existe desde 2012, quando foi instituída pela Portaria GPR 475, de 18/4/2012, com o objetivo de otimizar as ações do Tribunal no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência.

Na segunda-feira, 22/9, o NIC, em parceria com a Escola de Administração Judiciária, promoveu a palestra Deficiência e Trabalho: Direitos, Ética e Inclusão Social, proferida pela psicóloga Aline Wanderer e pelo jornalista Edson Batista Júnior. Nesta quarta-feira, 24/9, foi realizada a oficina Rompendo Barreiras no Contexto do Trabalho, coordenada pela psicóloga Beatriz Martins, a médica do trabalho Sandra Carrijo e a assistente social Lianne Oliveira. A mesma oficina será realizada no Fórum de Ceilândia, na quinta-feira, 25/9, das 14h ás 16h.

O NIC promove também duas palestras para ascensoristas e recepcionistas terceirizados. Na segunda-feira, 22/9, a palestra Surdez e Libras: Noções Básicas, foi proferida pela servidora do TJDFT Alessandra Shimabukuro e, na sexta-feira, 26/9, o tema Atendimento Inclusivo será abordado pelo servidor Gabriel Dantas.

Criado em 2009, por meio da Portaria GPR 811, o NIC está subordinado à Presidência do TJDFT e fica na sala 524 do Bloco A do Fórum de Brasília.