Programa Justiça Comunitária ministra curso em Escola da Ceilândia

por ACS — publicado 2014-09-19T17:30:00-03:00

curso cidadania e justicaO Programa Justiça Comunitária ministrou curso na Escola Classe 66 do Sol Nascente em Ceilândia, na última terça-feira, 16/9. O curso integrou a "Semana da Educação de Jovens e Adultos" e contou com a presença de 60 alunos das séries iniciais. A proposta da escola, durante a semana, foi levar informações e conhecimentos aos alunos sobre alguns serviços prestados na cidade de Ceilândia, como o Conselho Tutelar, o CRAS e a Justiça Comunitária.

Durante o curso, três Agentes Comunitários e a supervisora do Programa dialogaram com os alunos sobre os conflitos vivenciados na comunidade a que pertencem, refletiram sobre formas pacíficas de lidar com esses conflitos e como a Educação para os Direitos, a Mediação Comunitária e a Animação de Redes Sociais, os três pilares do Programa, se inserem nos contextos apresentados com potencial para o fortalecimento das comunidades, empoderamento e emancipação dos indivíduos e democratização do acesso à Justiça.

O Programa Justiça Comunitária, criado no ano 2000 e vencedor do prêmio Innovare em 2005, visa a democratizar o acesso a Justiça e restituir ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa, autônoma e pacífica. O programa atua por meio de três pilares:  educação para os direitos, em que a comunidade reflete sobre seus direitos e produz materiais que democratizam o acesso à informação;  mediação comunitária, em que a comunidade atua sobre seus problemas e os soluciona por meio de técnicas pacíficas e dialógicas; e animação de redes sociais, em que a comunidade se mobiliza e cria redes solidárias que busquem atender suas necessidades coletivas.